♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 2 de junho de 2010

AS LIGAÇÕES INCRÍVEIS DOS BRAGANÇA

A família real portuguesa está representada em todas as casas reais católicas europeias. Os Bragança são também aparentados do Rei Juan Carlos - que é primo em terceiro grau da actriz Brooke Shields - e de um dos homens mais ricos da Alemanha.

Quando D. Miguel I partiu para o exílio em 1834, deixou tudo em Portugal, excepto o prestígio que lhe abriu as portas das casas reais europeias. Em plena baía de Cascais, o rei denunciou a Concessão, afirmando que esta lhe fora imposta: ao fazê-lo perdeu automaticamente o direito a uma pensão vitalícia que Portugal ficara obrigado a pagar-lhe por esse acordo.

"O meu bisavô, o rei D. Miguel, não tinha fortuna pessoal e na altura também não se usavam as offshores. Entregou as jóias à irmã em depósito. Não tinha nada quando partiu para o exílio, mas, graças ao seu prestígio, os filhos casaram--se todos com membros de casas reais e da alta aristocracia europeia", disse ao DN D. Duarte.

Na Alemanha, onde viveu o resto da vida, dependeu da boa vontade dos seus partidários, como o marquês de Abrantes, que quase foi à ruína neste apoio incondicional ao rei exilado.

Apesar da falta de fundos do rei português, as casas reais católicas europeias receberam de braços abertos os Bragança depauperados, e as filhas do rei D. Miguel I casaram-se todas com membros da realeza e da alta aristocracia. "O meu bisavô tinha prestígio pessoal e as infantas, muitas qualidades."

"Eram raparigas notáveis", conta D. Duarte. A infanta Maria das Neves casou-se com Alfonso Carlos de Bourbon, D. Miguel com Elizabeth Thurn und Taxis, Maria Teresa com Karl Ludwig da Áustria, Maria José com Karl Theodor da Baviera, a infanta Aldegundes deu o nó com o conde di Bardi e Maria Ana com Guilherme IV do Luxemburgo. D. Maria Antónia casou-se com o duque di Parma. Destes casamentos extraordinários - não há nenhum caso parecido de um rei exilado em todo o mundo - ainda hoje persistem os laços familiares.

Os filhos do actual grão-duque do Luxemburgo aprenderam a falar e a escrever português, a amizade com os príncipes do Lichtenstein é mantida até hoje ( D. Duarte acabou de regressar do Lichtenstein, onde esteve, hospedado pelo príncipe, para o funeral de uma prima) e a família Thurn und Taxis tem uma casa de férias em Sintra. A ligação dos Borbom aos Bragança é mais antiga. As duas famílias cruzaram-se várias vezes ao longo da história: da última vez, Carlota Joaquina, infanta de Espanha, tornou-se rainha de Portugal (mãe de D. Miguel e D. Pedro IV). A actriz norte-americana Brooke Shields - sobrinha da condessa de Torlonia - é prima em terceiro grau do Rei Juan Carlos e, num grau mais distante, prima de D. Duarte.

Brooke Shields
A actriz é sobrinha de Alessandra Torlonia e filha de Frank Shields Torlonia e, como como tal, prima em 3º grau do Rei de Espanha

D. Juan Carlos
As ligações são muito antigas. Carlota Joaquina, infanta de Espanha, era mãe de D. Miguel e D. Pedro IV

Francisco Marone Cinzano
Conde e membro da família Cinzano, dono do império Cinzano

Príncipes do Lichtenstein

Grão-duque do luxemburgo
A filha de D. Miguel Maria Ana de Bragança casou-se com D. Guilherme IV do Luxemburgo

Johannes e Glória Thurn und Taxis
D. Miguel casou-se com uma princesa Thurn und Taxis. Maria Ana de Bragança, filha do segundo casamento de D. Miguel II casou-se com Karl Augustus Thurn und Taxis, mãe de Johannes Thurn und Taxis, um dos homens mais ricos da Alemanha (falecido)

Família Real da Baviera
Infanta Maria José casou-se com Karl Theodor da Baviera

Reis da Bélgica
A neta de D. Miguel I, Elizabeth, casou-se com Alberto I, rei dos Belgas

Sem comentários:

Enviar um comentário