♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 14 de junho de 2010

NOTÍCIAS PRESIDENCIAIS

Quantos portugueses terão recebido amáveis convites da banca, sempre desejosa em satisfazer a clientela? "Quer ir de férias? Vá e pague durante os próximos cinco anos! Quer um pedaço de lata nova com jantes de liga leve? Vá ao stand e quando estiver pronto para a troca, faremos outro crédito!"

Os portugueses habituaram-se a aderir. Passivamente aderiram ao 5 de Outubro e entusiasticamente adeririam ao 28 de Maio, 25 de Abril, 11 de Março, 25 de Novembro, NATO, CEE, etc. Aderem a tudo o que lhes é proposto. Até à moda das férias a crédito, coisa absurda e fora de cogitação para qualquer mente mediana.

A campanha presidencial já terá começado de forma mais ou menos declarada. À guinada à direita que Manuel Alegre de Mello Duarte terá protagonizado, juntou-se a "adesão" à República do até agora membro da Causa Real, o Dr. Fernando Nobre. Apesar do seu republicanismo de pacotilha, ficámos sem saber se ainda é, ou não, membro da Real.

É a reserva mental a funcionar a toda a força, esperando enganar uns tantos incautos. Pois não contem com qualquer colaboração.

Agora chegou a vez de Cavaco Silva, aconselhando os portugueses a fazerem "férias cá dentro". Com a profusão de carteiras vazias, que remédio...!

Devido a inexplicáveis lapsos de memória, o residente de Belém anda a precisar urgentemente de um tratamento à base de fosfoglutina. Aquilo que aconselha aos outros, rejeita para si próprio e respectiva família. Quem já se esqueceu da hilariante viagem à Capadócia, terra montanhosa e distante que lhe emprestaria o cognome pelo qual ficará conhecido para a micro-história?

Quem já se esqueceu das recentes "bacánces" familiares na Ilha do Bazaruto (Moçambique), num resort de exclusivo luxo, à beira Índico e com todas as mordomias de que os velhos colonos jamais puderam desfrutar?

Para nem sequer referirmos os tais tostões acumulados e ainda mais relevante, o subrepticio "adiantamento" de mais 4.000.000 de Euros, para juntar à verba de 17.700.000 de Euros auferidos por Belém.

Começou a patetice encartada em Instituição. Durante uns sete ou oito meses, o ruído será ensurdecedor e apenas teremos de esperar pelos próximos episódios.

Entretanto e para deleite geral, os comemoracionistas da república já começaram o inevitável processo de autofagia. Que lhes faça bom proveito.

publicado por Nuno Castelo-Branco
(Fonte: Blogue "Estado Sentido")

Sem comentários:

Enviar um comentário