♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 9 de outubro de 2010

FALECEU O PROFESSOR DOUTOR ANIBAL PINTO DE CASTRO, UM GRANDE MONÁRQUICO

 É com profundo desgosto que informamos o falecimento ontem do Professor Doutor Anibal Pinto de Castro, membro do Conselho Monárquico da Causa Real.

Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 1960, onde concluiu, em 1973, o doutoramento em Literatura Portuguesa. Nomeado Professor Auxiliar na mesma faculdade em 1974, passaria a Extraordinário em 1978 e, finalmente, a Catedrático, em 1981. Desenvolveu uma intensa e vasta actividade docente, regendo cadeiras de Literatura Francesa, Literatura Portuguesa e Estudos Camonianos e assegurando vários seminários em Cursos de Mestrado das áreas de Literatura Portuguesa, assim como cursos de graduação e pós-graduação em diversas Universidades nacionais e estrangeiras.

Na sua larga carreira universitária, ocupou lugar de relevo a direcção da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, entre 1984 e 2004.

Participou em inúmeros congressos e reuniões científicas, dentro e fora de Portugal, apresentando várias comunicações sobre matérias da sua especialidade, com notável incidência nos períodos clássico e moderno da Literatura Portuguesa, e na obra de escritores como Camões, Padre António Vieira, Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco, donde resultou uma bibliografia com mais de duzentos títulos.

Foi membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Portuguesa da História, da Real Academia da História de Espanha, da Academia Nacional de História da Venezuela e da Sociedade de Geografia de Lisboa, entre outras instituições científicas.

Em Abril de 1998, foi galardoado com o Prémio Internacional de Crítica Literária Jacinto do Prado Coelho, atribuído pelo Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários.

Aposentou-se em Fevereiro de 2005.

Recebeu o doutoramento Honoris causa pela Universidade Católica Portuguesa em 2007.

Foi Comendador da Ordine al Merito della Republica Italiana, Comendador da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro. No dia 10 de Junho de 2007, Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, galardoou-o com a Ordem de Sant’Iago da Espada.

Prestou uma estreita e inestimável colaboração com o Município de Vila Nova de Famalicão, desempenhando as funções de director da Casa-Museu de Camilo Castelo Branco e do Centro de Estudos Camilianos, desde Dezembro de 1995, e de Director da Biblioteca da Fundação Cupertino de Miranda, cujo Conselho de Administração integrava.

Neste sentido, a Câmara Municipal galardoou o Prof. Doutor Aníbal Pinto de Castro com a Medalha de Mérito Municipal Cultural, através da deliberação de 25 de Junho de 2001, e o título do Cidadão Honorário do Município, mediante deliberação de 25 de Junho de 2008.

O funeral realiza-se HOJE dia 9 de Outubro às 11.00h  com celebração eucaristica na Igreja de Cernache ( Coimbra )

Á familia enlutada a Causa Real, a Real Associação da Beira Litoral e os Monárquicos Portugueses apresentam os votos de sentidos pêsames.

(Fonte: Causa Real)

Sem comentários:

Enviar um comentário