♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

S.A.R. O SENHOR DOM DUARTE PRESENTE NA RE-INAUGURAÇÃO DO RESTAURANTE MEDIEVAL NO CASTELO DE OURÉM

Apesar da chuva que caia em abundância, centenas de pessoas concentraram-se no velho burgo de Ourém para participarem nos festejos do 40º aniversário da 1º Restauração do Restaurante Medieval.

Na Missa de Acção de Graças celebrada na antiga Real e Insigne Sé-Colegiada de Santa Maria da Misericórdia foi recordado também o facto que este ano celebra-se o 650º aniversário do nascimento de D. Nuno Álvares Pereira, III Conde de Ourém e o 550º aniversário da morte de D. Afonso, IV Conde de Ourém, fundador da Colegiada.

A imagem regista o momento do descerramento da placa alusiva à re-inauguração do Restaurante Medieval de Ourém. Na foto, o Dr. Paulo Fonseca, Presidente da Câmara Municipal e SAR D. Duarte Pio, Duque de Bragança e Conde de Ourém.

Assistiram à Missa presidida por Sua Exa. Reverendíssima Dom Nicolas Thevenin, Pronotário Apostólico di numero participante, Prelato de Antecamera de Sua Santidade o Papa Bento XVI, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca e o actual Conde de Ourém, o Duque de Bragança, SAR Dom Duarte Pio.

Monsenhor Nicolas Thevenin que disse estar feliz por ter tido o privilégio de celebrar a Missa comemorativa recordou na sua homilia que a Vidente de Fátima havia afirmado que a razão pela qual Nossa Senhora escolheu Fátima para as suas aparições em 1917, foi por ter sido terra do Santo Condestável. Ao recordar o grande apóstolo de Fátima, John Haffert, este antigo Secretário do Secretário de Estado, referiu também que foi graças ao Precursor de Fátima, Dom Nuno, que Haffert conheceu e espalhou a Mensagem de Fátima pelo Mundo. Disse ainda o Monsenhor que o Santo Padre, teve uma especial alegria em ter tido a oportunidade de Canonizar tão grande Santo e de o dar ao Mundo como modelo a seguir e que os Ourienses por isso deviam de sentir orgulho pela história e memória de tão grande e tão humilde herói estar ligada a estas terras.

Já no Restaurante Medieval foi descerrada pelo Presidente da Câmara, pelo Duque de Bragança e pelo Patrono da Fundação Oureana, Roberto Leal, a lápide comemorativa da 2ª Restauração e que recorda todos os responsáveis pela criação do Restaurante e do seu programa Medieval e ainda os actuais responsáveis pela restauração e continuidade.

Carlos Evaristo, actual Presidente Executivo e Administrador Vitalício da Fundação Oureana que é proprietária do famoso Restaurante disse sentir-se orgulhoso com o restauro e a remodelação do antigo Paço dos Cónegos e do mesmo estar agora equipado com aparelhos de climatização e uma nova decoração. Evaristo agradeceu a generosidade da víuva de John Haffert, a D. Patricia Margaret, da Fundação Dom Manuel II, da Firma MADECA e ainda da Fundação Batalha de Aljubarrota que ajudaram a transformar o Restaurante no Núcleo II do Museu Nacional do Santo Condestável a ser inaugurado no próximo dia 6 de Novembro, Festa de São Nuno. Evaristo agradeceu também o apoio da Câmara Municipal e da Região de Turismo de Leiria – Fátima e informou que os festejos comemorativos de D. Nuno iriam prolongar-se até 22 de Agosto de 2011 altura em que se vai celebrar o 40º aniversário da abertura do Restaurante Medieval e o 10º aniversário do falecimento de John Haffert.

O Presidente da Fundação explicou ainda que ao abrigo do Protocolo com o CIBA, o salão agora reproduz a Sala do Trono e Salão Medieval de D. João I e independentemente de funcionar como Salão de Banquetes para grupos e de poder ser disponibilizado para eventos com serviço de catering externo, o mesmo pode agora também ser visitado como Museu.

No mesmo edifício ficará aberto ao público um espaço museu dedicado a John Haffert e à história do Restaurante e também uma loja de recordações medievais e alusivas a São Nuno, o II Conde de Ourém que operou, no mesmo edifício, a 8 de Dezembro de 2000, o milagre confirmado pela Santa Sé e apresentado para a sua Canonização.

Fonte: AUREN

Sem comentários:

Enviar um comentário