♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FALECEU O BISPO EMÉRITO DO PORTO, DOM JÚLIO TAVARES REBIMBAS

O bispo emérito do Porto D. Júlio Tavares Rebimbas faleceu hoje de madrugada, na Casa de Saúde da Boavista, no Porto, aos 88 anos, depois de uma vida dedicada à Igreja.
Filho de Sebastião Tavares e de Maria Antónia Tavares Rebimbas, nasceu na freguesia de S. Mateus de Bunheiro, concelho da Murtosa, em 21 de Janeiro de 1922.

Frequentou o colégio de Ermesinde e o seminário de Vilar, no Porto até 1939, passou pelo seminário dos Olivais, em Lisboa, pelo seminário de Santa Joana em Aveiro e concluiu o curso teológico no seminário dos Olivais, em 1945.

Foi ordenado presbítero pelo arcebispo-bispo de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, em 29 de Junho de 1945, em Pardilhó. Em 1946 foi nomeado pároco de Avelãs de Cima e Avelãs de Caminho, em Anadia.

Em 1959, foi nomeado monsenhor pelo papa João XXIII.

Em 21 de Janeiro de 1962 foi eleito vigário capitular da diocese de Aveiro, por falecimento de D. Domingos da Apresentação Fernandes e em 8 de Dezembro do mesmo ano, assumiu o cargo de governador do Bispado de Aveiro, na ausência de D. Manuel de Almeida Trindade. Em 1963, passou a Consultor Diocesano e de novo Vigário geral.

Fundou, em 1954, o boletim "Família Paroquial", o Centro de Formação e Assistência de Ílhavo, o Património dos Pobres de Ílhavo, o "Lar de S. José" destinado a pessoas idosas e 18 casas para famílias pobres.

Em 27 de Setembro de 1965 foi eleito, pelo Papa Paulo VI, Bispo do Algarve e tomou parte na última sessão do Concílio Ecuménico Vaticano II. Em 26 de Dezembro, dia de Santo Estêvão, do mesmo ano, foi ordenado Bispo, no Estádio Municipal de Ílhavo. No final de Janeiro de 1966 tomou posse da Diocese do Algarve.

Em 1 de Julho de 1972 foi eleito Arcebispo de Mitilene e Auxiliar do Cardeal Patriarca de Lisboa e em 3 de Novembro de 1977 foi eleito pelo papa Paulo VI para primeiro Bispo da Diocese de Viana do Castelo, criada na mesma data.

A 12 de Fevereiro de 1982 foi nomeado Bispo do Porto e, na mesma data, Administrador Apostólico de Viana do Castelo.

Tomou posse da Diocese do Porto em 2 de Maio de 1982 e no dia 15 de Maio recebeu o Santo Padre João Paulo II, no Porto. Eleito no mesmo ano para o Conselho Permanente do Episcopado Português foi nomeado em Janeiro de 1986 para Membro da Congregação dos Bispos.

Em 31 de Maio de 1997 recebeu a Medalha de Honra da Câmara Municipal do Porto e em 30 de Junho de 1997, com a nomeação de D. Armindo Lopes Coelho para Bispo do Porto, foi aceite a sua resignação como Bispo do Porto.

D. Júlio Tavares Rebimbas morreu hoje aos 88 anos.
(Fonte: Jornal Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário