♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

VENCIDOS DA VIDA


Na Visão de 21 de Dezembro, o dr Mário Soares escreveu um artigo em que se manifestou irritado com os comentadores que apontam o descalabro da situação portuguesa actual.

É certo que qualquer pessoa medianamente inteligente e sensata preconizava este estado há pelo menos vinte anos, mas todos preferiam ignorar. Concordo que hoje, não se podendo mais esconder os factos, proliferam como cogumelos nos media os profetas da desgraça.

Mas a irritação de Mário Soares dá-lhe azo a trazer à memória o rei Dom Carlos, a que chama de “mal casado com uma francesa” e acusando-o de desprezar o povo, ao qual se terá um dia referido como a “piolheira”. 

Quanta maldade!...

A Monarquia, enfraquecida pela inapta classe política parlamentar e por uma crise internacional  verdadeiramente agressiva para Portugal, cedeu facilmente a um pequeno grupo de republicanos que, no meio do desânimo, prometiam riqueza e prosperidade, acusando o rei e o regime de todos os males, usando para isso da calúnia e benificiando do terrorismo da carbonária.

Mário Soares voltou a mostrar as garras do jacobinismo republicano, denunciando que, afinal, o que verdadeiramente o irrita não são os comentadores mas sim verificar que cem anos após a República falhou.

ABMeneses
Real Associação de Viseu

RESPOSTA DO NOSSO ASSOCIADO RUI MONTEIRO

A nossa Sociedade no meio de tantos avanços costuma de alguma forma relegar para segundo plano as pessoas mais idosas que em tempos idos eram consideradas as mais sábias ficando no topo da hierarquia social desde as metrópoles mas principalmente no meio rural. Ver um artigo como este do meu camarada Mário Soares faz-me pensar se é justo ou não o lugar de esquecimento em que a Sociedade actual coloca os mais “sábios”, como todos sabemos a verdade que Mário Soares fala no seu artigo só a vê quem a quer, ou melhor, quer ele que vejamos só a parte dele que lhe interessa da questão.  Mário Soares ao referir-se aos “Vencidos da Vida” coloca D.Carlos numa posição distante dos mesmos, talvez pelo peso da sua idade ? ou talvez porque a memória de Mário Soares já falha ?

D.Carlos foi muito influenciado pelos “vencidos da vida” que refere pois tinham-se tornado um círculo influente junto do príncipe herdeiro antes da morte de D.Luís I, assim como depois de D.Carlos tomar o trono. Nesse contexto, Eça de Queiroz escreveu na Revista de Portugal logo que o príncipe subiu ao trono: O Rei surge como a única força que no País ainda vive e opera. Mas tal nesse tempo como hoje aqueles que são contra o sistema normalmente são marginalizados pela Brigada do Reumático.

D.Carlos I podia ser “mal casado com uma francesa” mas não enganou o povo como o Presidente Teixeira Gomes que se não resvalasse para a pedofilia andava lá perigosamente perto como por exemplo se pode ler AQUI . Aliás os republicanos de hoje são em certa medida iguais aos de 1910, quando é para atacar sem argumentos atacam pela baixeza da retórica.

Segundo o camarada Mário Soares “o movimento republicano teve sempre, assim, um cunho acentuadamente patriótico”, isso não se põe em causa mas é curioso como a questão colonial que fazia parte do discurso republicano foi completamente esquecida das Comemorações do Centenário. Não nos podemos esquecer das raízes da questão do mapa ?cor-de-rosa, o incidente de Serpa Pinto que provocou o que veio a seguir tinha em grande parte já sido alimentado pelos desejos de Cecil Rhodes que queria construir um caminho de ferro que fosse do Cairo até à Cidade do Cabo para transportar ? diamantes. Ora como D.Carlos, ou melhor o Governo Progressista de Luciano de Castro, poderia alguma vez negar o Ultimato à Inglaterra e entrar em Guerra com a maior potência militar do séc.XIX ? Não é este um acto patriótico de salvar a Pátria da desgraça ? Coisa que os republicanos não fizeram quando em 1916 a República participou na I Grande Guerra onde morreram 75 000 militares do CEP em nome da recuperação do prestígio perdido por Portugal se tornar uma República ?

Acredito que o Povo Português pode ter um futuro e que ao contrário do que alguns da “Brigada do Reumático” dizem Portugal ainda tem futuro, por acreditar que Portugal tem futuro D.Duarte de Bragança deslocou-se ao Brasil e está a mediar um possível acordo entre Brasil e Portugal respeitante à aquisição de títulos de dívida por parte dos Brasileiros. Como Monárquico Democrata sinto imenso orgulho por ver que o Herdeiro do Trono de Portugal mais uma vez está a SERVIR o seu país e não se está a SERVIR dele como se pode ver aqui e  pelo telegrama de Dilma Roussef a D.Duarte. Sim Portugal tem Futuro, nós monárquicos que acreditamos numa Monarquia Constitucional nunca colocamos e nunca vamos colocar a nossa Independência em Causa.

Militante do Partido Socialista por Aveiro
Rui Monteiro


Os 'vencidos da vida' de hoje

Quarta feira, 22 de Dez de 2010
Irritam-me os portugueses que se comprazem em dizer mal de Portugal. Tudo é negro no nosso país e tudo vai ser pior. Esta moda, snob, vem desde os "vencidos da vida", uma tertúlia chique, criada em finais do século XIX, por reputados intelectuais, escritores e aristocratas, como Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Carlos Mayer, Guerra Junqueiro, António Cândido, marquês de Soveral, conde de Ficalho, Lobo d'Ávila e outros mais, que marcaram a sociedade portuguesa da época, com o seu aristocrático pessimismo e a necessidade que sentiam de idolatrar a França e a cultura francesa.

O rei D. Carlos era também um apaixonado da França, que visitava regularmente. Era, aliás, mal casado com uma francesa, a rainha D. Amélia de Orleães, e quando ia a Paris, "respirar civilização", comprazia-se, à partida, a dizer aos seus acompanhantes: lá vamos voltar para "a nossa piolheira". Foi esse desprezo por Portugal e pelo Povo Português - sobretudo após a cedência ao ultimato inglês - que conduziu ao 31 de Janeiro, a primeira Revolução Republicana (frustrada) que teve lugar no Porto, e depois ao regicídio e ao 5 de Outubro.

O movimento republicano teve sempre, assim, um cunho acentuadamente patriótico, desde a celebração do tricentenário de Camões, em 1890, que levou, em 1916, a República a participar na I Grande Guerra, essencialmente para defesa das nossas colónias, ameaçadas pelos apetites de expansão de Inglaterra e da Alemanha, com origem no mapa ?cor-de-rosa e na Conferência de Berlim.Vem isto a propósito da irritação - e da tristeza - que me provocam as diatribes de muitos comentadores encartados e economicistas que só veem os números - e não as pessoas, que são o que conta - quando nos procuram convencer que "Portugal está falido, vai deixar de ser um país independente" e outras diatribes sem sentido. Até porque não nos dizem nunca o principal, isto é: como vamos sair da crise que nos afeta, vinda da União Europeia...

A verdade é que a maioria dos portugueses, das nossas elites, não conhece o que se passa em Portugal e os progressos incomparáveis que fizemos desde o 25 de Abril. Desprezam os progressos materiais - que são incontestáveis - e o salto imenso que demos, quanto ao prestígio de Portugal no mundo, ao sucesso internacional da Revolução dos Cravos e a influência que teve em todos os continentes, bem como o patamar em que hoje os portugueses estão, em todos os domínios: Ciência, Artes, Tecnologia, Investigação, Cultura, Informática e até no Desporto...

Pertenço ao Júri do Prémio Pessoa e todos os anos, na reclusão do Hotel de Seteais, em Sintra, tenho o gosto de estudar e trocar impressões com os meus colegas, sobre os inúmeros candidatos que nos dão a escolher, em todos os domínios do conhecimento. É impressionante e reconfortante. Este ano, atribuímos o prémio a uma prof.ª, médica, investigadora chefe de um Centro que funciona na Faculdade de Medicina de Lisboa, com dezenas de investigadores doutorados, em Portugal e no estrangeiro, que estudam os mecanismos básicos nas células humanas. Trata-se de um Centro de excelência, de grande prestígio internacional, obviamente nos meios científicos da especialidade.A prof.ª que dirige o Centro e à qual foi atribuído o prémio chama-se Maria Carmo Fonseca. É uma cientista altamente reputada e reconhecida nos meios científicos. Discreta, portuguesa dos sete costados, com uns olhos glaucos, que revelam a sua extraordinária inteligência. É um exemplo - um simples exemplo - do Portugal livre em que vivemos, em que se fazem descobertas e estudos, admirados por todo o mundo, que os derrotistas, que todos os dias entram pelas nossas casas, pelas televisões, não conhecem, porque nada sabem das pessoas - o capital mais precioso - e só se ocupam dos dinheiros e das taxas dos juros, que todos os dias sobem ou descem, na economia virtual em que persistimos em viver... <

Sem comentários:

Enviar um comentário