♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 23 de janeiro de 2011

MUNICÍPIOS VÃO ANALIZAR CRIAÇÃO DO “CAMINHO DE D. NUNO”

O caminho que D. Nuno Álvares Pereira percorreu antes de travar a “batalha real”, em Aljubarrota, foi o tema da conferência que ontem (13 Janeiro) decorreu nos Paços do Concelho de Ourém e que contou com a presença de representantes dos municípios vizinhos de Batalha e Porto de Mós e do CEPAE – Centro de Património da Estremadura. Na ocasião, foi decidido agendar uma reunião técnica entre os vários municípios, o CEPAE, a Universidade Sénior e o coronel Victor Portugal Valente dos Santos, com vista a equacionar a hipótese de operacionalização do caminho de D. Nuno. A sua sinalização e a realização de actividades de animação e divulgação são algumas das propostas a debater.

A conferência “O Caminho de D. Nuno” constituiu uma iniciativa conjunta da Universidade Sénior e da Câmara Municipal de Ourém, tendo sido proferida pelo coronel Victor Portugal Valente dos Santos, director emérito do Museu e Campo Militar de S. Jorge.

Na sessão de abertura, o Dr. José Alho salientou a importância desta “troca de saberes”, destacando a presença dos municípios vizinhos. Sobre as acções que a autarquia tem levado a efeito no âmbito da preservação do património, concretamente em relação à Capela de S. Sebastião, local intimamente relacionado com a passagem de D. Nuno por Ourém, adiantou que a autarquia vai levar a cabo uma intervenção de consolidação da ruína, de forma a lhe dar “mais dignidade e respeito”, para que “as próximas gerações possam ter contacto com esta presença histórica”.

Fonte: AUREN

Sem comentários:

Enviar um comentário