♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MÁRIO SOARES E SÉRGIO SOUSA PINTO - MONARQUIA VS REPÚBLICA

Estava eu a folhear um livro que me chamou atenção na livraria sobre o diálogo entre dois camaradas meus socialistas que estimo quando encontrei mais uma vez algo sobre a tese que tenho defendido. Mário Soares questionado por Sérgio Sousa Pinto sobre o facto do “exemplo do Reino Unido” fala a certa altura que a questão “Monarquia vs República” não tem a mínima importância – em democracia – e que tem sido muito levada a peito por muitos republicanos sem razão nenhuma. Ora à primeira vista pode-se dizer que Mário Soares sendo republicano é contra a Monarquia mas não é verdade, não é verdade tanto que na mesma entrevista Mário Soares diz que essa questão não se põe mas não é pelo facto que não interessa ou não deve ser debatida mas sim porque é demasiado óbvio o que é mais importante para o país.

Apresenta os exemploes de Alexandre Herculano e António Sérgio ( monárquicos ) que argumentavam que o mais importante era a democracia ao ponto de citar um texto de Herculano em que diz mais ou menos que « não importa ter alguém com coroa no trono ou não desde que as liberdades e garantias da Constituição sejam devidamente respeitadas ». Embora Mário Soares afirme que é republicano não hostiliza a questão ao ponto que já disse publicamente que não se importava de viver numa Monarquia desde que fosse Constitucional e democrática. Não vemos Mário Soares a contestar publicamente a legitimidade de algum Rei constitucional e nem vemos Mário Soares a por em causa a questão que muitos republicanos colocam da “hereditariedade” na monarquia, enquanto que outros republicanos preferem abordar questões laterais sem se preocuparem com o principal que é a garantia da defesa da Democracia.

Claramente os republicanos anti-monarquia são mais nefastos à democracia do que os monárquicos conservadores, os primeiros em democracia impõem a censura da discussão tornado-se ao mesmo tempo o centro de um paradoxo ideológico enquanto que os segundos embora sendo acusados de ideias que podem ser confundidas com outras ideologias, como a defesa de valores, jogam o jogo da democracia e não tencionam censurar ninguém.

Rui Monteiro
Publicado em Esquerda Monárquica

Sem comentários:

Enviar um comentário