♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 21 de junho de 2011

ESPÓLIO DO COMPOSITOR RAUL DE CAMPOS NA BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

 
Foi assinado, no passado dia 1 de Junho de 2011, o Termo de Doação do Espólio do compositor português Raul de Campos à Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). Um acto altruísta de verdadeira cidadania que veio, indubitavelmente, valorizar a colecção de Música daquela instituição, permitindo aos investigadores um aprofundamento do estudo desta personalidade e o meio artístico da sua época.
 
Nascido em Lisboa no ano de 1883, Raul de Campos destacou-se como músico, maestro e professor, tendo terminado os seus estudos no Conservatório Nacional com 16 anos de idade, onde se especializou em violino. As suas qualidades nos domínios musicais levaram-no a 1º violinista do Teatro de São Carlos e a regente da Orquestra Típica Portuguesa. Inspirado pela música popular portuguesa, compôs várias operetas, canções de Coimbra, fados, peças para coro, autos, música para crianças, entre outros.
 
Para além de colaborar com os jornais O Diabo e Canção do Sul, foi ainda co-fundador e director da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais e do Sindicato Nacional dos Músicos, tendo organizado as tunas e orfeões do Colégio Militar e da Escola Académica.
 
Na oficialização desta doação estiveram presentes, em representação das partes, Ana Maria de Campos Mourão, na qualidade de doadora, e o Director-Geral da BNP, Jorge Couto, tendo sido preparada uma uma mostra do espólio do compositor que agora se junta à lista de compositores portugueses, como Augusto Machado, Vianna da Motta, Armando José Fernandes, Luiz de Freitas Branco, Joly Braga Santos, Jorge Croner de Vasconcellos e Ruy Coelho, cujos espólios integravam já a colecção de Música da biblioteca. 
 
Esta exposição foi inaugurada no passado dia 1 de Junho e estará patente até ao próximo dia 30 de Junho, nas instalações da BNP. A entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário