♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A PARTIR DE HOJE GUIMARÃES RECUA À ÉPOCA DO CONDADO PORTUCALENSE


Três dias de recriação da época do Condado Portucalense vão levar o centro histórico de Guimarães a uma viagem medieval. A I Feira Afonsina tem inicio hoje dia 16 e extende-se até domingo, 18 de Setembro, tendo como palcos das recriações históricas a Praça de S. Tiago e os Largos da Oliveira e Cónego José Maria Gomes. A apresentação do programa aconteceu na última terça-feira, dia 6, no Largo da Oliveira.

A primeira edição da Feira Afonsina é organizada pela Fundação Cidade de Guimarães em parceria com a Câmara Municipal. Pretende, essencialmente, “potenciar os conceitos que presidem aos eventos já existentes, nomeadamente a Feira Joanina e a Doçaria no Convento, transformando-os num evento único; criar um forte envolvimento dos comerciantes e população residente no local, assim como das estruturas vimaranenses e atrair turistas nacionais e da zona da Galiza (norte de Espanha)”.

Esta Feira será marcada por momentos musicais, teatro de marionetas, comércio encenado com regateiras, homens em negócios de troca directa, assaltos às bancas da feira, cenas de criminalidade, prostituição e outros vícios próprios da época.

A abertura da Feira realiza-se na sexta-feira, pelas 18h00, mas a inauguração solene só acontecerá no sábado, pelas 10h00, onde estará presente a Secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles. Durante os três dias os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a fazer pão, pulseiras de couro ou até a fiar o linho. Uma vertente pedagógica que pretende diferenciar esta iniciativa de outras do mesmo género. A I Feira Afonsina vai recriar o ambiente social e económico da época do Condado Portucalense, viajando até ao século XI. Esta Feira vai tornar-se numa mostra viva da história, usos, costumes, artesanato e gastronomia de Guimarães.

Na cerimónia de apresentação do programa oficial da Feira – que contou com a presença de Amadeu Portilha, vereador do turismo da Câmara de Guimarães, António Magalhães, presidente do município, e de José Bastos, programador dos Espaços Públicos da Fundação Cidade de Guimarães – foi revelado aos jornalistas que esta será a primeira de outras edições da Feira Afonsina. Uma iniciativa que no futuro pode estender-se a outros locais da cidade, nomeadamente ao Castelo ou a outras praças do centro histórico.

Amadeu Portilha explicou que esta Feira é uma fusão de dois eventos que já se realizaram na cidade: a Doçaria Conventual e a Feira Medieval ou Joanina. Esta iniciativa, que marcará a diferença pela sua autenticidade, visa “potenciar um pacote turístico para um fim-de-semana prolongado”, salientou o vereador.

Dar projecção nacional e internacional a esta Feira (com acções de divulgação na zona da Galiza, por exemplo) é uma das ideias da organização, até porque “o espaço natural que tem Guimarães proporciona a esta actividade um ambiente adequado”, referiu José Bastos.

António Magalhães pretende que “este evento tenha êxito” e para isso pediu uma responsabilidade e envolvimento colectivos para que tudo funcione na perfeição. “Este evento é potenciador de uma atractividade que, obviamente, trará lucros a quem trabalha connosco”, lembrou o autarca.

A organização espera receber milhares de visitantes durante os três dias da Feira Afonsina, que vai decorrer nos seguintes horários: sexta-feira, dia 16, das 18h00 à 1h00; dia 17, sábado, das 10h00 à 1h00; dia 18, domingo, das 10h00 às 24h00.

O mapa da Feira estará dividido em várias áreas temáticas, nomeadamente no Quelho das Desgraças (local dos larápios, pedintes, meretrizes, loucos e empestados), no Posto de Vigia Militar (com homens militares armados), nos Jardins dos Infantes (jogos e brincadeiras medievais nos Jardins do Museu Alberto Sampaio), na Doçaria Conventual (mostra de doces conventuais de origem secular). Além disto haverá muita animação de rua, zona de artífices (produção manual de diversos objectos), zona de mercadores (venda de produtos) e zona de iguarias (artigos alimentares). Quanto aos momentos de recriação histórica haverá as “Notícias de Leão”, dia 16, pelas 21h30, no Largo da Oliveira; “A Chegada da Corte Condal”, dia 17, pelas 21h30, na Rua de Santa Maria, Praça de S. Tiago e Largo da Oliveira; “A Ceia do Conde”, no mesmo dia, pelas 22h00, no Largo Cónego José Maria Gomes; e o “Rumo à Batalha”, dia 18, pelas 21h30, no Largo da Oliveira.

Esta primeira edição do evento, que está inserido na Capital Europeia da Cultura, é, por isso, um convite ao reavivar de memórias sobre a fundação do reino de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário