♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

REI DO BUTÃO CASA-SE COM ESTUDANTE PLEBEIA


O rei do Butão, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, casou-se com uma plebeia de 21 anos. O casamento do Rei Dragão com a estudante Jetsun Pema realizou-se segundo as tradições budistas e decorreu num mosteiro do século XVII.
Milhares de populares saíram às ruas da cidade de Punakha para acompanhar os detalhes do casamento, que foi transmitido na estação estatal.
O rei da nação dos Himalaias, de 31 anos, desceu do seu trono para pôr uma coroa na cabeça de Jetsun Pema, filha de um piloto.
Depois, ao som do cântico dos monges, regressou ao trono e ao seu lado sentou-se a nova rainha do Butão.
Segundo a biografia oficial de Jetsun Pema, a nova rainha gosta de artes, pintura e basquetebol.
Wangchuck, quinto dragão da dinastia com o mesmo nome, que está no poder há mais de cem anos, tinha expressado o desejo de não convidar famílias reais estrangeiras, porque queria um casamento singelo.
Jigme Wangchuck foi coroado depois do seu pai, monarca que deu início à transição democrática no país, ter abdicado do trono, em 2006.
Em Março de 2008, o país de cerca de 700 mil habitantes transformou-se numa monarquia constitucional e o rei abdicou dos seus poderes absolutos.
Fonte: Público


O rei do Butão, Jigme Khesar Namgyel Wangchuck, casou-se com uma plebeia de 21 anos, a estudante Jetsun Pema, numa cerimónia budista num mosteiro do século XVII.

O rei daquela nação dos Himalaias, de 31 anos, desceu do seu trono para pôr uma coroa na cabeça de Jetsun Pema, filha de um piloto. Ao som do cântico dos monges, o rei regressou ao trono e ao seu lado sentou-se a nova rainha do Butão. O final de uma hora de orações e bênçãos, Wangchuck e Pema estavam casados.
A biografia oficial de Jetsun Pema, recentemente divulgada pelo palácio, indica que a nova rainha se interessa pelas artes, pela pintura e pelo basquetebol.

Jigme Wangchuck – apelidado de “Rei Dragão” -, que estudou na Índia, Reino Unido e EUA, é muito reverenciado no seu país, onde vivem cerca de 700 mil habitantes.

Na cerimónia não estiveram presentes outros chefes de Estado, príncipes e princesas estrangeiros nem celebridades. A cerimónia foi transmitida em directo pela televisão estatal.
"A ideia geral era manter este casamento como um simples acontecimento em família”, indicou Kinley Dorji, o secretário da informação.

Jigme Wangchuck foi coroado depois de o seu pai – que deu início à transição democrática no país, permitindo pela primeira vez eleições parlamentares no país – ter abdicado do trono, em 2006.

Em Março de 2008, o Butão transformou-se numa monarquia constitucional e o rei abdicou dos seus poderes absolutos.
O Butão permanece um país relativamente desconhecido e fechado ao exterior, onde o rei tem muitas vezes de intervir como fiel da balança numa democracia tão recente que há quatro anos ainda não havia partidos políticos. “O casamento real assegura a continuidade da monarquia. E a monarquia tem ajudado a fortalecer a nossa democracia”, disse à Reuters o líder da oposição democrática, Tshering Tobgay.



Sem comentários:

Enviar um comentário