♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NA PASSAGEM DE MAIS UM ANIVERSÁRIO DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL


Caro Amigos e Companheiros Monárquicos:
 
Sabeis, desde há mais de 30 anos como penso, o que sempre defendi, o que sempre teimei em concluir acerca de certas posturas de “lutadores” pelo nosso Ideal.
 
Não será ocasião de tecer críticas, muito menos de julgar o passado, presente e futuro de certas correntes de opinião do chamado eufemisticamente “Movimento Monárquico Português”. Nem tão pouco me assumirei como portador de uma Verdade Insofismável, muito menos do líder de qualquer corrente ou movimento de pensamento ideológico original. Nunca tive essa pretensão. Mas tenho, sempre tive, muitas reticências, dúvidas, decepções acerca de uma unidade de acção conducente a uma Restauração que TODOS NÓS desejamos, estou certo.
 
Também sabeis há muito as dúvidas que sempre me assolaram o espírito acerca de certas organizações que, pelo que fui observando através dos tempos, pouco ou nada contribuíram para uma imagem que fosse efectivamente apelativa aos portugueses em geral, maxime aqueles que, por falta de educação política e ideológica, por estupidez ou inércia, por falsos doutrinadores ou tão-somente por inveja, vêem na Monarquia algo relacionado com um passado odioso e por valores associados a fidalguias e desprezo pelos mais desprotegidos.
 
Foi este o legado de uma doutrinação republicana, papagueada durante cerca de 100 anos, pelo que se torna difícil fazer entender aos ignorantes (para não referir os de má-fé) que a Monarquia deu a Portugal as suas mais gloriosas páginas; e que essa mesma Monarquia, mesmo que cometendo erros (qual o Regime que os não comete?), forneceu aos portugueses uma imagem de respeito, admiração e até inveja, que nunca os 100 anos de República conseguiram sequer aproximar-se dela.
 
Por tudo isto, e porque mantenho a minha visão de que somente através de uma verdadeira Revolução de Mentalidades se conseguiria a Restauração, e que nunca será através de jantares ou meras reuniões pseudo-conspirativas que esse objectivo será alcançado, somente poderei deixar aqui a minha palavra e o meu abraço de uma Solidariedade e Respeito aos que ainda verdadeira e desinteressadamente mantêm uma Esperança no dia de uma Restauração da Monarquia em Portugal.
 
Porque é preciso reiterar que acredito ainda haver hoje referências incontornáveis, de personalidades respeitadas, de monárquicos de gema, de uma coragem, abnegação e teimosia a que somente os ignorantes ou invejosos poderão tecer dúvidas.
 
Porque com esses aprendi a amar ainda mais este Ideal.
 
Porque com eles aprendi a ser mais complacente, mas também muitas vezes mais teimoso na defesa de uma Caminho comum.
 
Esta pode assim ser entendida como a MINHA HOMENAGEM a esses MONÁRQUICOS!
 
Porque foi nessas horas que eu descobri a Grandeza e a Profundidade do nosso Ideal. Foi enfim nessas horas que eu enfim constatei o quanto me HONRA a sua Amizade e Companheirismo.
 
Por tudo isto, aqui e agora, como sempre, estarei ao vosso lado, solidário e confiante de que nada nem ninguém destruirá o Ideal que nos fez Companheiros.
 
Bem hajam por tudo isto e pela vossa Fé, Perseverança e Fidelidade aos Ideais e à Amizade!
 
Quero deixar aqui o meu testemunho de uma disponibilidade para um "Repensar" de um Futuro Político que, na minha opinião, merece Reflexão urgente entre os que pensam ser possível agregar esforços num “Grande Projecto Comum”.
 
Estou pronto a pensar, discutir, formular conceitos e estratégias, ouvir opiniões interessadas. Acima de tudo, estarei Solidário num Grande Movimento que congregue personalidades prestigiadas capazes de Sentir o Interesse e Urgência de elaborar uma Alternativa que venha dar maior crédito à Politica em Portugal, que consiga cativar de novo o Povo Português para a necessária Intervenção Cívica e Política.
 
Aqui estou, fiel aos meus Ideais, mas também teimosamente pensando ser urgente uma Meditação acerca de um Futuro construído com Inteligência, Sagacidade e Capacidade Efectiva de Intervenção Política e Social.
 
Hoje, como ontem, nada se constrói solidamente com amadorismos mais ou menos bem intencionados, muito menos em matéria política. Somente uma estratégia bem elaborada e construída com bases consistentes e cuidadosamente elaboradas.
 
Aqui fica a minha disponibilidade. Aqui fica ainda a minha Esperança num Futuro para um Portugal Restaurado na sua Dignidade e Orgulho. Aqui fica enfim o meu testemunho de Fidelidade ao meu Ideal de Sempre.

Fernando de Sá Monteiro
(Ex-presidente do PPM)

Sem comentários:

Enviar um comentário