♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PRINCESAS VÃO AO RIO DE JANEIRO PARA O INVENTÁRIO DA MÃE

D. Thereza de Orleans e Bragança Martorell y Calderó

As princesa Elisabeth e Núria de Orleans e Bragança Martorell y Calderó acabam de chegar de Portugal para uma temporada no Rio para resolver questões relativas ao inventário da herança de sua mãe, D. Thereza de Orleans e Bragança Martorell y Calderó, última neta da Princesa Isabel. A princesa tinha acções na Cia. Imobiliária de Petrópolis, que cuida dos dividendos da família imperial brasileira gerados pela enfiteuse de transacções imobiliárias na cidade.
D. Thereza morreu em Abril no Estoril, em Portugal. Sua última vontade era que suas cinzas repousassem na Catedral de Petrópolis, que abriga os restos mortais de seus pais. Caso não consigam cumprir o desejo da mãe, as filhas estudam depositar as cinzas no Convento de Santo António, que também abriga um mausoléu imperial.
As princesas hospedam-se no apartamento do amigo Carlos Etchenique, filho do fundador da Brasmotor — leiam-se Brastemp e Cônsul -, no bairro do Flamengo. D. Elizabeth já morou no Brasil, na época em que foi casada com o coleccionador João Espírito Santo.
D. Thereza era tão apaixonada pelo Brasil que mandou construir sua casa no Estoril de costas para a rua e virada para a direcção do país. Em outra ocasião, a embaixatriz da Rússia em Portugal a convidou para uma visita à terra dos czares, com tudo pago, mas a princesa declinou gentilmente, pedindo que o dinheiro fosse revertido para obras de caridade no Rio.
Fonte: Época

Sem comentários:

Enviar um comentário