♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 24 de dezembro de 2011

NATAL NO PALÁCIO DA AJUDA


Uma descrição das celebrações do Natal no Paço da Ajuda no tempo de El Rei Dom Luiz I e da Rainha Dona Maria Pia:

"Os convites, feitos em nome do Príncipe Real e de Seu Irmão o Infante D.Affonso, eram mandados aos filhos das pessoas da Côrte, da casa militar, dos ministros d'Estado e do Corpo Diplomático. Neste anno houve duas árvores de Natal às quaes assisti. Uma delas foi de tarde, mas a outra foi à noite, depois do jantar.

As creanças, levadas pelos Paes, juntavam-se na grande salla d'espera que se segue à Salla chamada dos Archeiros. Estou a ouvir a algazarra da pequenada impaciente, e a ouvir também a exclamação de toda ella quando o Visconde de Mossamedes de cara amável abria de par em par as portas da salla do Conselho d'Estado, onde estava toda a Família Real.

No meio via-se um enorme pinheiro illuminado e cheio de presentes. Uma onda de creanças invadia a salla com fúria, e era tal o deslumbramento de todas ellas, que nos primeiros minutos se calavam, para depois recomeçarem em gritaria reforçada. Restabelecida com difficuldade a ordem, começava a distribuição dos presentes.

De uma vez tive um uniforme de hussard, e d'outra uma caixa de jogos da qual ainda conservo restos, e já la vae mais de meio século. Além do presente grande, cada pequenino convidado levava para casa uma carregação de rebuçados, chocolates e canudos de confeitos.

A festa acabava por um jantar, ou ceia, na Salla de Mármore, sob presidência dos dois filhos d'El-Rei. A mesa tinha ao centro uma fonte de água corrente. Serviam muitos creados fardados.

As famílias encostadas às paredes estavam encantadas com a felicidade dos respectivos meninos, a Rainha (Dona Maria Pia) não parava, sempre a chegar-se aos convidados dos filhos para ver se estavam contentes."
( Memórias do Professor Thomaz de Mello Breyner - 4º Conde de Mafra )

por José Tomaz Mello Breyner no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário