♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 18 de fevereiro de 2012

IGREJA CELEBRA SÃO TEOTÓNIO, PRIMEIRO SANTO PORTUGUÊS

Imagem
Crossa de báculo de S. Teotónio
1150-1200
Museu Nacional Machado de Castro
A Igreja Católica assinala este sábado, 18 de Fevereiro, os 850 anos da morte de S. Teotónio (1162), considerado o primeiro santo português, nascido provavelmente em Ganfei, Valença do Minho, na diocese de Viana do Castelo, cerca do ano 1082.

Quando D. Crescónio, seu tio, foi nomeado bispo de Coimbra, levou-o consigo para esta cidade e confiou ao arcediago D. Telo a sua formação nas disciplinas eclesiásticas. Depois de ordenado sacerdote, foi nomeado prior da Igreja da Sé de Viseu.

Fez duas peregrinações à Terra Santa. No regresso da segunda, insistentemente convidado por D. Telo e outros dez homens de grande virtude, fundou com eles o mosteiro da Santa Cruz em Coimbra, de que foi primeiro prior, membro eminente e muito admirado, nomeadamente por S. Bernardo de Claraval. Renunciou ao cargo nos últimos anos de vida para se dedicar à vida contemplativa.

Teotónio assumiu especial protagonismo nos alvores da nacionalidade, como conselheiro de D. Afonso Henriques, que não se coibiu de admoestar, nomeadamente quando os moçárabes (cristãos que viviam sob o domínio árabe) da região de Lisboa foram reduzidos à escravidão pelo primeiro rei português.

Imagem 
S. Teotónio celebrando diante de D. Afonso Henriques (Simão Álvares?, séc. XVIII, Museu de Alberto Sampaio)

O padre minhoto interpelou duramente D. Afonso Henriques e os seus homens por terem arrastado consigo para Coimbra, como cativos e escravos, mais de um milhar de moçárabes. O prior obrigou o rei a conceder-lhes a liberdade e ofereceu-lhes pousada nas dependências do mosteiro.

Teotónio viria a participar no processo político-religioso que levaria ao reconhecimento da independência do reino de Portugal pelo Papa Alexandre III, em 1179.

A iconografia atribui-lhe a mitra e o báculo, não pelo episcopado, que recusou apesar de insistentemente convidado para bispo de Viseu, mas pela missão de abade.

Os 850 anos da morte do santo, padroeiro principal da diocese de Viseu e secundário das de Viana do Castelo e Coimbra, motivam diversas iniciativas espirituais, teológicas e culturais.

Viseu
Foto 
Sé de Viseu e Museu Grão Vasco

No Museu Grão Vasco foi inaugurada na quinta-feira uma exposição dedicada a São Teotónio, dando início às celebrações jubilares na diocese. A mostra, que tem prolongamento expositivo na Sé e no Museu de Arte Sacra, inclui escultura, pintura, ourivesaria e documentos, podendo ser visitada até 1 de Julho.

O bispo diocesano, D. Ilídio Leandro, preside este sábado às 11h00 na catedral a uma celebração para a qual convidou prelados das dioceses onde São Teotónio também marcou presença, nomeadamente, Coimbra e Viana do Castelo, revela o site da diocese.

As conferências quaresmais vão evocar a vida do santo que dá nome ao hospital da cidade, destacando o seu «testemunho de fé e de serviço aos mais pobres» e «apontando-o como exemplo a inspirar a atitude dos crentes», indica a mesma fonte.

A relíquia de São Teotónio, habitualmente exposta na catedral, vai fazer ao longo do ano uma peregrinação por todos os arciprestados (conjuntos de paróquias) da diocese beirã.

Coimbra
Foto 
Mosteiro de Santa Cruz, Coimbra

No último domingo foi apresentado em Coimbra o livro “Vida de S. Teotónio”, com a tradução do latim para português por Maria Helena da Rocha Pereira, que a Igreja Católica em Portugal, através do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, distinguiu em 2008 com o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes.

A apresentação do volume decorreu na sala do Capítulo da igreja de Santa Cruz, onde se encontra sepultado S. Teotónio, refere o site da Amicor, da diocese coimbrã.

«Estamos num lugar sagrado do ponto de vista religioso mas também sagrado do ponto de vista cultural», disse a professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra ao referir-se ao Mosteiro de Santa Cruz como uma grande escola do século XVII no campo das letras, das ciências e da música.

Neste sábado realiza-se o congresso histórico-teológico “São Teotónio e o mosteiro medieval de Santa Cruz”, que decorre no colégio homónimo de Coimbra, das 9h00 às 18h00. O bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, preside no domingo às 11h00, na igreja de Santa Cruz, a uma missa pontifical.

Viana do Castelo
Foto 
Valença

Em Monção, diocese de Viana do Castelo, realiza-se até domingo, no salão paroquial, a 23ª edição das Jornadas Teotonianas, sobre “A crise e o retorno de valores nos 850 anos da morte de S. Teotónio”. Os organizadores pretendem que o encontro contribua para tornar presente aquela «ilustre figura da cultura do seu tempo».

O bispo vianense, D. Anacleto Oliveira, escreveu uma nota pastoral alusiva ao santo canonizado em 1163, um ano após a morte. Este sábado preside na sé local, pelas 18h00, à missa em que se evoca a memória litúrgica de S. Teotónio.

Valença
Foto 
Capela de S. Teotónio, Ganfei

O santo é padroeiro de Valença, que a 18 de Fevereiro tem o seu feriado municipal.

As cerimónias começam em frente à estátua de S. Teotónio, na Fortaleza, onde será colocada uma coroa de flores, às 9h00

Seguem-se as celebrações religiosas em Ganfei, local onde decorre também a sessão solene presidida pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

História Religiosa de Portugal, Secretariado Nacional de Liturgia, agências
© SNPC | 17.02.12

Sem comentários:

Enviar um comentário