♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A MAÇONARIA E FÁTIMA...

Ourem30JUL11 213
A imagem mostra a Capela de Nossa Senhora da Ortiga, em Fátima
ARTUR DE OLIVEIRA SANTOS QUIS FAZER UM COMÍCIO EM FÁTIMA MAS SÓ ENCONTROU BURROS A ZURRAR…

O povo foi à missa à Capela da Senhora da Ortiga e não compareceu ao comício



“Num belo domingo de Agosto de 1917, já depois da prisão dos videntes, estava programado um comício a realizar junto da igreja paroquial, à saída da missa das 11 horas, tendo como protagonistas o administrador do concelho de Vila Nova de Ourém que se fazia acompanhar pelo orador José do Vale. Não faltavam piquetes da polícia de Vila Nova de Ourém, de Torres Novas, de Leiria e, até os cabos de ordem da freguesia tinham sido expressamente intimados a comparecer. O comício, organizado pela Maçonaria e pela Carbonária, tinha como finalidade provar ao povo a “intrujice” das Aparições da Cova da Iria.
Mas, surpresa e desilusão! A igreja, àquela hora, estava fechada e as casas da aldeia também. É que o Pároco, tendo sido prevenido do que iria acontecer, avisara na missa das almas, celebrada de manhãzinha, que a missa das 11 horas teria lugar na Capela da Senhora da Ortiga. 
Pensando que o povo estivesse na Cova da Iria, os homens do comício para lá se dirigiram, mas bem se enganaram. Ao regressarem, desiludidos, encontraram a certa altura uma quantidade de burros presos, a zurrar, enquanto do alto, a pouca distância, o povo que voltava da missa apupava a caravana. Tinha sido uma partida preparada por alguns habitantes da Lomba de Égua. Os cabos de ordem da freguesia juntaram-se então à multidão e fizeram coro com ela. Nada mais restava aos intrusos do que fugirem para Ourém, perante as gargalhadas provocadas pelo ridículo da situação. 
Este episódio é muito conhecido entre os habitantes da freguesia de Fátima." 

Fonte: P. Jacinto Reis. Invocações de Nossa Senhora em Portugal, d’Aquém e d’Além-Mar e seu Padroado. Lisboa, 1967

Fonte: AUREN

Sem comentários:

Enviar um comentário