♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 18 de maio de 2012

GUILHERME DO LUXEMBURGO VAI CASAR NO PRÓXIMO OUTONO

O último príncipe herdeiro solteiro da Europa vai deixar de o ser : Guilherme, Grão-Duque Herdeiro do Luxemburgo, casará no Outono com Stephanie, filha dos condes de Lannoy, uma das famílias mais antigas da Bélgica.

O Grão-Marechalado da Corte do Luxemburgo anunciou em 26 de Abril, oficialmente o noivado do Grão-Duque Herdeiro Guillaume (Guilherme), filho do Grão-Duque Henri e da Grã-Duquesa Maria Teresa do Luxemburgo, com a Condessa Stéphanie de Lannoy, filha mais moça de Philippe, Conde de Lannoy, Chefe da Casa de Lannoy, e de Alix della Faile de Leverghem. 

Os noivos

O Grão-Duque Herdeiro Guillaume tem 30 anos. A Condessa Stéphanie nasceu em Renaix, na Bélgica, em 1984. Estudou línguas germânicas na Universidade de Louvain-la-Neuve, sendo fluente em alemão e russo. Residia com a família (são sete irmãos, quatro homens, três mulheres, sendo uma delas religiosa) no imponente Castelo d´Anvaing. 

É de lembrar que o Grão-Duque Henri é primo irmão da Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança e do Príncipe Michel de Ligne (marido da Princesa Dona Eleonora de Orleans e Bragança). A Condessa Stéphanie de Lannoy é também  prima de ambos, pois é neta da tia avó de Dona Christine, Princesa Béatrix de Ligne, Condessa Paul de Lannoy. O Príncipe Antonio de Ligne, irmão de Dona Christine e do Príncipe Michel, é casado com a Condessa Jacqueline de Lannoy, também prima da Condessa Stéphanie. A Condessa Dona Isabel e o Conde Alexander de Stolberg-Stolberg receberam os Lannoy em seu casamento (Rio de Janeiro - 2009), representados pela Condessa Beatrice de Lannoy. Notícias da imprensa européia mencionam, aliás, que os noivos se conheceram numa festa no Castelo de Beloeil, dos Príncipes de Ligne. A Condessa Stéphanie é também prima da Condessa Christine de Lannoy, nora da Princesa Helena de França (filha dos Condes de Paris e Condessa de Limburg-Stirum por seu casamento). 

A Casa de Lannoy é uma das mais ilustres famílias da nobreza belga, vindo seu nome da cidade de Lannoy, em Frandres, actualmente francesa, de que foram os senhores. A filiação provada desta família da antiga cavalaria do Condado de Flandres remonta ao século XIII. Ela deu diversos guerreiros, homens de Estado e 15 cavaleiros da Ordem do Tosão de Ouro.   

Após a batalha de Pavia, em 1525, o Rei de França, Francisco I, não quis entregar sua espada a não ser a Charles de Lannoy, vice-Rei de Nápoles, 1º Príncipe de Sulmona e Ortonamare (1487-1527), o qual será um dos negociadores do Tratado de Madrid. Foi ele que recebeu o título de Conde do Santo Império, para ele e toda a sua descendência, por diploma do imperador Carlos V (Toledo, 1526). 

Castelo d´Anvaing, dos Condes de Lannoy

Nas Cruzadas, um Lannoy colocou-se na primeira fila dos dignitários do Império de Constantinopla : João III de Lannoy, cujo pai foi morto na batalha de Azincourt (1415), sendo embaixador na Inglaterra. Em 1551 sua neta casou com Guilherme de Orange, chamado Guilherme o Taciturno. 
 
Balduino VI de Lannoy (1388-1474) é o antepassado de Philippe de La Noye (1602-1681), ancestral de numerosas personalidades dos Estados Unidos como Ulysses Grant e Franklin Delano Roosevelt. 

Possuidores de Ducados e Principados, permaneceram, todos Condes do Santo Império, usando no brasão manto de hermínia ou manto Ducal.

Como dissemos acima, a Condessa Stéphanieé filha  do actual chefe da família, o Conde Philippe de Lannoy e de Alix (dos Condes) della Faille de Leverghem. É neta do Conde Philippe de Lannoy (1898-1980), vice-presidente da Associação da Nobreza do Reino da Bélgica, capitão-comandante da cavalaria, e de Beatrix, Princesa de Ligne (1898-1982). É bisneta do Conde Philippe de Lannoy (1866-1937), Grande-Marechal da Corte da Bélgica, Grão-Mestre da casa da Rainha Elisabeth, Prefeito d´Anvaing e de Rosalie, dos barões de Beechman. É trineta do Conde Gustave de Lannoy (1800-1892), antigo camarista do Rei Guilherme dos Países Baixos, Grão-mestre da Casa do Duque de Brabante, depois Grão-mestre da Casa da Rainha Maria Henriqueta da Bélgica, prefeito d´Anvaing e da Condessa Charlotte Albertine van der Noot d´Assche, Dama de Honra da Duquesa de Brabant. É tetraneta do Conde Jacques François de Lannoy (1769-1835) e da Condessa Louise d´Ursel.

A Família Grão-Ducal do Luxemburgo e os Condes de Lannoy. 
Sentados os patriarcas, com 91 e 89 anos respectivamente:
Grão-Duque Jean e Philippe, 19º Conde de Lannoy
© P.P.E.
O casamento está previsto para ocorrer em 20 de Outubro de 2012.
Monarquia Já

Sem comentários:

Enviar um comentário