♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 23 de julho de 2012

AS PREOCUPAÇÕES DE S.A.R., O SENHOR DOM DUARTE DESDE 2006

O futuro da Europa e o afastamento dos portugueses da vida política são as principais preocupações manifestadas por Dom Duarte de Bragança no seu habitual discurso ao país, no 1º de Dezembro.

Aproveitando a comemoração de mais um aniversário da Restauração da Independência Nacional, Dom Duarte apelou para um maior debate sobre o Tratado Reformador da União Europeia, num discurso a que a Lusa teve acesso, expressando também a sua preocupação com o futuro da soberania nacional.

"Deve haver debate para ficarem claras as principais alterações introduzidas, que ficaram por explicar. O modelo da Europa a adoptar deve ser objecto de uma profunda discussão!", recomenda Dom Duarte.

No que respeita ao afastamento dos portugueses da vida política, o Herdeiro do Trono português considera que "sem uma verdadeira "cultura democrática" de participação das pessoas e de responsabilização dos eleitos perante os eleitores cresce a abstenção e a indiferença".
Porque "a independência nacional é também um compromisso com a democracia", D. Duarte alerta para o perigo de "em, momentos de crise das instituições democráticas" podermos vir a ser "desafiados pela tentação de aceitar ditador "que nos governe".
Foi por este motivo, acrescenta Dom Duarte, que em Agosto passado sentiu a necessidade de fundar o "Instituto da Democracia Portuguesa", composto por "personalidades de sectores políticos e culturais muito diferentes", mas que, unidos, lutam para que "Portugal seja um País livre e independente".
Para além da preocupação com a situação de Portugal na Europa e com o afastamento dos portugueses da política, o discurso de Dom Duarte revelou ainda a sua apreensão face à situação da educação em Portugal, considerando que "o sistema actual prejudica em especial os alunos com menores capacidades, e não prepara bem os jovens para o mercado do trabalho".
"A educação terá que ser a grande e urgente aposta do País, com objectivos bem definidos e estáveis", recomendou o herdeiro do trono português.
Sem esquecer os temas da actualidade, Dom Duarte abordou ainda o incidente entre o Rei de Espanha e o presidente venezuelano, considerando que Juan Carlos apenas se limitou a defender um compatriota.
Por outro lado, também a aproximação de Hugo Chavez a Portugal mereceu a consideração de Dom Duarte, afirmando que uma boa relação com a Venezuela vai valorizar "a prestigiada comunidade portuguesa" que reside neste país sul-americano e abrir "caminhos para uma mais eficaz cooperação".
Para o futuro, Dom Duarte assumiu o compromisso de continuar a contribuir para a construção do futuro colectivo do país e apoiar a independência nacional.
 
Lusa/Fim, 30 de Novembro de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário