♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O AZEITE E A HERDADE MARIA DA GUARDA EM SERPA

História

A Tradição do Azeite

No império Romano a oliveira simbolizava gloria e paz e o azeite proveniente da Lusitânia, pela sua singularidade e baixo grau de acidez, conquistou o paladar dos exigentes imperadores que faziam chegar a Roma o valioso néctar produzido na longínqua terra lusa. A oliveira e o azeite são constitutivos da civilização mediterrânica que vai da Grécia Clássica, à Lusitânia passando pelo Horto de Getsémani, jardim de oliveiras onde Jesus foi rezar na véspera da Sua morte.


Diz o antigo ditado Português “Oliveira do meu avô, figueira a de meu pai, vinha a que eu puser”, ilustrando o tempo necessário para ter um olival equilibrado em produção. Em Portugal os indícios da presença da oliveira datam da idade do bronze, mas é atribuída aos romanos a responsabilidade da expansão do seu cultivo nesta nação.


Em Serpa, onde há numerosos vestígios de vias, pontes e construções romanas, existem na Herdade de Maria da Guarda as ruínas da denominada Cidade das Rosas assim como restos de lagares de tempos imemoriais que atestam a vocação milenar da propriedade e da região na olivicultura.


A partir do século XII o azeite português, de excelência para a alimentação, torna-se num dos principais produtos de exportação sendo em 1650 o bem mais exportado para Inglaterra.



O azeite de Portugal, sempre acarinhado pelos nossos Reis, teve especial impulso com D. João III que em 1555 decretou que nunca seriam taxados de impostos o azeite, o pão e o vinho. Toda a nossa gesta é rica em estoiras escritas, lidas e contadas à luz da candeia de azeite e famosa por bons repastos acompanhados com o precioso azeite nos castelos, mosteiros e palácios. A cada passo as pedras de Portugal nos vão falando da excelência do azeite e das suas várias utilizações na iluminação, na saúde, na guerra ou simplesmente na alimentação.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário