♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O PAPEL DA MULHER ENTRE OS CELTAS E NA IDADE MÉDIA

Entre os celtas, as mulheres participavam nos conselhos onde se decidia a guerra ou a paz. Elas podiam desempenhar funções reais ou sacerdotais, e até mesmo comandar exércitos. A iniciação dos jovens guerreiros era muitas vezes assumida pelas mulheres. Os celtas só atribuíam a dignidade de chefe ao pai de família, desde que este fosse de uma classe social (por nobreza ou riqueza) igual ou superior à da esposa. Caso contrário era ela que exercia a autoridade.
 
 Na época das cruzadas e das catedrais, as coisas não haviam mudado. A ideia da castelã que usava o cinto de castidade e aguardava pelo seu marido nas cruzadas, enquanto fiava, foi um facto que existiu, mas estava longe de ser um caso generalizado. Muitos cavaleiros e príncipes partiram para as cruzadas acompanhados de suas esposas e filhos. Quanto às damas que ficavam no país, elas administravam o feudo.
 
É um facto que durante a Idade Média muitos casamentos eram fabricados desde o berço. Contudo, quer se tratasse de rapaz ou rapariga, não havia discriminação sexual. Ambos podiam ser vítimas desse tipo de situação.
 
No tempo de Luís IX de França (1214-1270), o rei que exercia a justiça debaixo de um carvalho (como os celtas), há exemplos de mulheres que votavam como os homens nas assembleias urbanas ou rurais, exactamente como faziam os celtas da Gália antes da conquista romana.
 
Durante a Idade Média, o ensino das crianças era ministrado quer por religiosos quer por laicos, quer por homens quer por mulheres, e indistintamente às raparigas e aos rapazes nas mesmas escolas. Só a partir do século XVI é que apareceu a ideia segundo a qual as raparigas não tinham necessidade de saber ler nem escrever. Foi também no século XVI que reapareceu a escravatura, após ter sido abolida no século V.

In Eduardo Amarante, “Templários”, Vol. 3

Sem comentários:

Enviar um comentário