♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 5 de agosto de 2012

O SANTO CONDESTÁVEL E PALMELA

Durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, foi no alto das torres do Castelo de Palmela que o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384), acendeu grandes fogueiras para alertar o Mestre de Avis da sua aproximação, o que, de acordo com o cronista causou grande regozijo entre os sitiados (Fernão Lopes. Crónica de D. João I).

Em 1423 dá-se o início da construção do Convento, por ordem do Rei D. João I Mestre de Avis, para os freires de Santiago no Castelo de Palmela.

Nele se estabelecem definitivamente em 1443, no reinado de D.Afonso V - e há muito independentes de Castela -, que o elegem como sua sede em território nacional com o próprio mestrado da ordem - o mestre infante D.João -, filho de D. João I avô de D.Afonso V.

No ano seguinte começa a construir-se o seu templo - a Igreja de Santiago, - onde se encontra a arca feral de D. Jorge de Lencastre, filho de D. João II e neto de Afonso V, último Grão-Mestre da Ordem e donatário da vila de Grândola.

Foi aqui em Palmela e durante o reinado de D.João II, que muito apreciava a região, que a Ordem conheceu o seu máximo esplendor.

De 1546 até à extinção da Ordem vigoraram na sua administração os Priores-Mores do Real Convento de Sant'Iago de Palmela.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário