♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O IMPORTANTE PAPEL DE S. TEOTÓNIO NA FUNDAÇÃO DA NACIONALIDADE, COMO CONSELHEIRO DE D. AFONSO HENRIQUES


“S. Teotónio (1162), considerado o primeiro santo português, nasceu provavelmente em Ganfei, Valença do Minho, na diocese de Viana do Castelo, cerca do ano 1082.
 
Quando D. Crescónio, seu tio, foi nomeado bispo de Coimbra, levou-o consigo para esta cidade e confiou ao arcediago D. Telo a sua formação nas disciplinas eclesiásticas. Depois de ordenado sacerdote, foi nomeado prior da Igreja da Sé de Viseu.

Fez duas peregrinações à Terra Santa. No regresso da segunda, insistentemente convidado por D. Telo e outros dez homens de grande virtude, fundou com eles o mosteiro da Santa Cruz em Coimbra, de que foi primeiro prior, membro eminente e muito admirado, nomeadamente por S. Bernardo de Claraval. Renunciou ao cargo nos últimos anos de vida para se dedicar à vida contemplativa.
 
Teotónio assumiu especial protagonismo nos alvores da nacionalidade, como conselheiro de D. Afonso Henriques, que não se coibiu de admoestar, nomeadamente quando os moçárabes (cristãos que viviam sob o domínio árabe) da região de Lisboa foram reduzidos à escravidão pelo primeiro rei português.

O padre minhoto interpelou duramente D. Afonso Henriques e os seus homens por terem arrastado consigo para Coimbra, como cativos e escravos, mais de um milhar de moçárabes. O prior obrigou o rei a conceder-lhes a liberdade e ofereceu-lhes pousada nas dependências do mosteiro.

Teotónio viria a participar no processo político-religioso que levaria ao reconhecimento da independência do reino de Portugal pelo Papa Alexandre III, em 1179.
 
A iconografia atribui-lhe a mitra e o báculo, não pelo episcopado, que recusou apesar de insistentemente convidado para bispo de Viseu, mas pela missão de abade.” – Autor desconhecido

Ilustração: S. Teotónio celebrando diante de D. Afonso Henriques (Simão Álvares?, séc. XVIII, Museu de Alberto Sampaio)

Ver mais em: http://apeiron-livraria.blogspot.pt/2012/08/info_4803.html
 

Sem comentários:

Enviar um comentário