♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

UM CONSELHO AOS REPUBLICANOS...

 

Regressando à actividade, depois de uma ausência, gostaria de fazer uma breve reflexão sobre o republicanismo e finalmente dar um conselho aos republicanos:

Em primeiro lugar, o que é o republicanismo?

- genericamente, pode-se dizer que é uma postura perante a sociedade, com vista a valorização do mérito e também a procura incessante de valorizar e proteger o bem comum, a coisa pública, a respublica.

É claro que há várias definições de vários autores, mas sendo esta uma breve reflexão entendi não citar nenhum autor em concreto.

Quero ainda dizer que o republicanismo é também considerado a consagração da democracia, segundo certos autores.

Jogando com ambas as definições aqui vai o conselho para os republicanos:

- Eu costumo dizer que o melhor republicano é aquele que reconhece na Instituição Real a protecção mais eficaz do bem comum de uma comunidade e tal não significa a valorização da meritocracia! Bem pelo contrário!

Os senhores precisam de entender que tal como na Natureza, na nossa própria existência, entre outros domínios, também nos sistemas de governo tem que haver algo de fundamental que é o equilíbrio. E o equilíbrio tem que existir entre quem governa e quem fiscaliza – Governo e Parlamento, Governo e Rei.

Na senda do Direito, costuma-se dizer que a Justiça é cega, querendo dizer com isto que a Justiça tem que ser imparcial, tem que ser firme, justa, clara, inequivoca. O mesmo tem que existir com a Chefia do Estado. O Rei que é o primeiro defensor da justiça no Governo, precisamente por não ter filiação partidária ou interesses obscuros pelo meio, é quem consegue através da sua magistratura, garantir uma relação institucional que valoriza a governabilidade de um País.

E o Rei, sendo ele o primeiro defensor da justiça no Governo, com a sua imparcialidade e equidistancia, é quem valoriza o princípio republicano da meritocracia, pois, efectivamente, são nas Monarquias onde há verdadeiras escolas de Estadistas; Primeiros-ministros que governam os seus países muito mais tempo do que nas Repúblicas, o que valoriza também a estabilidade política, mesmo havendo eleições no fim de cada mandato. O Rei encoraja o Primeiro-ministro a continuar, sobretudo se este estiver com assuntos ainda muito importantes para tratar e também se estiver a governar ajuizadamente bem.

Meritocracia. Ela existe nas Monarquias Democráticas da Europa, mas também no Canadá, na Austrália, na Nova Zelândia, no Japão, entre outros países. A meritocracia existe nas democracias, pois estas permitem a eleição dos que têm mérito, dos que se vão destacando na vida nacional ao serviço da república, do bem comum de toda uma comunidade.

Portanto, caros republicanos:

- Sejam republicanos! Apoiem a Monarquia Democrática!

- Sejam republicanos! Apoiem o referendo sobre a forma de governo democrático!

David Garcia em Real Portugal

1 comentário:

  1. Concordo e espero que as palavras ditas tenhas o seu desejado fruto. Quanto a mim, acredito que todos temos o dever e o direito de apoiar el-Rei a Presidente da Républica!É uma medida presente, necessária e util ao país e á Nação ao estado presente que a nação caoticamente chegou com o estado da républica, assim Portugal necessita de um Rei activo e presente no governo! Bem haja! (Pedro Antunes)

    ResponderEliminar