♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 13 de novembro de 2012

UM CRIME, UMA JÓIA QUE O PORTO PERDEU: O PALÁCIO DE CRISTAL

Inaugurado em 1865 no campo da Torre da Marca, o Palácio de Cristal foi projectado pelo arquitecto inglês Thomas Dillen Jones, foi construído em granito, ferro e vidro, tendo o Crystal Palace londrino por modelo. Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves. 

Concebido para acolher a Grande Exposição Internacional do Porto, organizada pela então Associação Industrial Portuense (hoje Associação Empresarial de Portugal), ao longo dos seus 86 anos de existência, o palácio acolheu ainda largas centenas de outras grande exposições, destacando-se a Exposição Agrícola de 1903 e a Exposição Colonial de 1934.

O palácio foi também um importante espaço de cultura, contendo um órgão de tubos considerado dos maiores do mundo e onde se realizaram importantes concertos do compositor Viana da Mota ou da virtuosa violoncelista Guilhermina Suggia. 

A pretexto da realização do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins no Porto, o palácio acabou por ser ingloriamente destruído em 1951, tendo-se erguido no seu lugar uma nave de betão armado, a que foi dado o nome de Pavilhão dos Desportos. Dos velhos tempos ficaram os jardins e a designação de "Palácio de Cristal".



O palácio de Cristal na fase de construção que durou entre 1861 e 1865.

O Palácio de Cristal foi inaugurado em 18 de Setembro em 1865 pelo rei D. Luís.

A Grande Exposição Internacional do Porto contou com 3.139 expositores, dos quais 499 franceses, 265 alemães, 107 britânicos, 89 belgas, 62 brasileiros, 24 espanhóis, 16 dinamarqueses e ainda representantes da Rússia, Holanda, Turquia, Estados Unidos e Japão.
 
Nave central do antigo palácio de Cristal, engalanado para uma das muitas iniciativas que acolhia. Ao fundo vê-se o órgão de tubos, considerado um dos maiores do mundo. (Foto: Aurélio da Paz dos Reis, c. 1900). 
 

1 comentário:

  1. maria da Luz de Bragança14 de novembro de 2012 às 14:16

    Vejam Só!

    Em1951 também havia governos péssimos...

    Hoje, como ontem continuamos a saber marchar para o abismo. Se ao menos eu tivesse dinheiro para reconstruir o Palácio de Cristal...Porque não damos a ideia à Camara do Porto? e quando viessem melhores tempos...

    ResponderEliminar