♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

UMA HISTÓRIA DOCE: CONFRARIA DO PÃO-DE-LÓ TRADICIONAL

S.A.R., o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, com a Confraria Gstronómica do Pão de Ló Tradicional, no Jantar de Reis 2012.
A Confraria Gastronómica do Pão-de-Ló tradicional foi criada com o objectivo de promover o Pão-de-Ló confeccionado em diferentes zonas do país pelo método de fabrico tradicional.
A Confraria Gastronómica do Pão de Ló Tradicional foi apresentada em Janeiro de 2007 durante a Bolsa de Turismo de Lisboa. Foi criada por iniciativa da conhecida gastrónoma Maria de Lurdes Modesto, Fátima Salgado fabricante do famoso bolinhol e Agostinho Peixoto da Região de Turismo Verde Minho.
Os fundadores justificam a sua criação com a necessidade de conter o processo de massificação que este produto tem sido sujeito, valorizando e promovendo o pão-de-ló tradicional que ainda é confeccionado em diferentes casas do país, de acordo com receitas preservadas durante gerações.
A primeira cerimónia de entronização da Confraria Gastronómica do Pão-de-Ló Tradicional realizou-se no dia 30 de Maio de 2010.
O segundo Capitulo e Entronização decorreu a 17 de Março 2012, em Guimarães, e contou com a presença de S.A.R., a Senhora Dona Isabel, Duquesa de Bragança, que foi entronizada como confrade da Confraria do Pão de Ló Tradicional.
 
 Guimarães - 17 de Março 2012
Pão de Ló de Alfeizerão
Pão de Ló de Ovar
Pão de Ló de Arouca
Pão de Ló de Margaride de Felgueiras
Pão de Ló de Arouca
Pão de Ló Bolinhol de Vizela
Pão de Ló de Margaride de Fornelos
Entronização de S.A.R., a Senhora Dona Isabel, Duquesa de Bragança, como confrade da Confraria do Pão de Ló Tradicional.


Sem comentários:

Enviar um comentário