Tem lugar, no próximo sábado, dia 13 de Abril, entre as 10h e as 17h, no Mosteiro de São Dinis e São Bernardo e Largo D. Dinis, em Odivelas, a iniciativa «Um dia no Mosteiro com D. Dinis – Ofícios e Mesteres», com entrada livre.Este é um Projecto de Expressões Artísticas, desenvolvido em parceria com os estabelecimentos educativos da rede pública e privada do Concelho de Odivelas, de todos os graus de ensino, e que promove a recriação dos ambientes sociais e culturais alusivos à época de D. Dinis. Durante todo o dia, o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo e o Largo D. Dinis, dão vida a actividades de dramatização, dança, poesia, apontamentos musicais, exposições, jogos de tabuleiro, jogos tradicionais, passeios de pónei, e animação circulante. No ano passado, mais de quatro mil pessoas visitaram esta iniciativa, que contou, ainda, com cerca de 600 participantes, dando vida aos ofícios e mesteres do tempo de D. Dinis.

Pretende-se, com esta actividade, promover o contacto directo com o Património Cultural de Odivelas, bem como valorizar as boas práticas da comunidade escolar na área artística, promovendo a criatividade, a participação e as sinergias dos diferentes participantes.

Vão marcar presença neste «Um Dia no Mosteiro com D. Dinis – Ofícios e Mesteres» as seguintes entidades de ensino: Agrupamento de Escolas Avelar Brotero, Agrupamento de Escolas de Caneças, Agrupamento de Escolas D. Dinis, Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santo Adrião, Agrupamento de Escolas Vasco Santana, Conservatório de Música D. Dinis, Escola Profissional Agrícola D. Dinis – Paiã, Escola Secundária de Caneças, Escola Secundária de Odivelas, Escola Secundária Pedro Alexandrino, Escola Secundária da Ramada, Instituto de Ciências Educativas, Instituto de Odivelas.

Programa:

11h. – 11h.15

Palco Rainha Santa
Sala da Corte
Dança Medieval
EB1/JI D. Dinis – 2º C
Agrupamento de Escolas Avelar Brotero

11h. 30 – 12h.

Cantigas Quase Medievais I
LXPRO


14h.20 – 14h. 30
Momento Musical
Bela Infanta
Instituto de Ciências Educativas
(Claustro Novo)


14h. 30 – 14h.50
Opereta
Viagem aos Ofícios Medievais
Agrupamento de Escolas Vasco Santana


15h. – 15h.15

Stomp
Sons/Ritmos das profissões
Instituto de Ciências Educativas


15h. 30 – 16h. 00

Música/Dança
Conservatório de Música D. Dinis


16h.10 – 16h.30
Quadros Vivos
Quando os quadros ganham vida
Agrupamento de Escolas Póvoa de Santo Adrião

16h. 45 – 17h.15

Cantigas Quase Medievais II
LXPRO

Durante todo o dia haverá ainda tempo para:
Animação Circulante

Agrupamento de Escolas Avelar Brotero: Representação de ofícios; Agrupamento de Escolas D. Dinis e Vasco Santana: Malabaristas, Artes Circenses; Representação de ofícios (Ferreiro, Marceneiro, Agricultor, Monge, Menestréis, Leitura da Sina); Escola Profissional Agrícola D. Dinis – Paiã: interacção e pequenos passeios de pónei; Escola Secundária de Caneças: Jogos Tradicionais/Lúdicos; Escola Secundária Pedro Alexandrino: Gigantones.

Apoio ao visitante
Escola Secundária de Caneças: Curso Profissional de Técnico de Turismo. Escola Secundária Pedro Alexandrino: Curso Profissional de Organização de Eventos.

Sala de Exposições

Espaço destinado a exposições e apresentações multimédia concebidas por docentes e alunos:Agrupamento de Escolas de Caneças: Jogos de Tabuleiro (Clube – Oficina de Cerâmica e Modelação);Escola Secundária de Caneças: Exposição de Desenho: Ofícios;Escola Secundária de Odivelas: Apresentação Multimédia e filmes sobre a produção de iluminuras; Marcadores; Oficina de Iluminuras & workshop;Escola Secundária da Ramada Exposição Somos Nós?;Instituto de Ciências Educativas: Exposição A luta pelo pão (Labore omnia vincit improbus - trabalho incessante vence todas as dificuldades); Distribuição de panfletos sobre receitas e marcadores sobre profissões;Instituto de Odivelas: Jogos Medievais (matemática);Escola Profissional Agrícola D. Dinis – Paiã: Exposição de Pequena Mostra de Trabalhos.

Claustro Novo
Instituto de Odivelas: Amassar e fazer pão (cozinha velha); Jogos Tradicionais. Instituto de Ciências Educativas: Momento Musical – Bela Infanta

Alpendre exterior

Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santo Adrião: Alquimistas – monges farmacêuticos;Agrupamento de Escolas Vasco Santana: Banca Medieval de Plantas e Gastronomia;Escola Profissional Agrícola D. Dinis – Paiã - Mostra de produtos.Escola Secundária Pedro Alexandrino: Banca de Olaria, com fabrico de Rosas de St.ª Isabel; Loco das Bruxas.