♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sexta-feira, 26 de abril de 2013

HISTÓRIA DOS PAÍSES BAIXOS (V). O REINO DOS PAÍSES BAIXOS. RESUMO CRONOLÓGICO.


1830 – a Bélgica, povoada por Católicos, que suportavam mal o Reino do protestante Guilherme I, revolta-se e obtém a sua Independência para formar o novo Reino da Bélgica, que integrava igualmente a metade ocidental do Luxemburgo. A metade oriental ficou unida ao Reino dos Países Baixos até 1839, ano em que foi erguido um Estado independente – o Grão-ducado do Luxemburgo, membro da Confederação Germânica. O Luxemburgo e o Reino dos Países Baixos ficaram, no entanto unidos, até 1890, em união pessoal, tendo o mesmo Soberano.

No fim do século XIX e 1.ª metade do século XX, os Países Baixos concentram-se na Democratização, com a reforma Constitucional de 1848 e as liberalizações subsequentes, assim como também no Colonialismo e a Industrialização.

1914-1918 – Durante a 1.ª Guerra Mundial, o Reino dos Países Baixos mantém uma posição de neutralidade no conflito.

Entre 1926 e 1939, a vida política holandesa é marcada pela crise económica mundial e pelos progressos do nacionalismo na Indonésia.

1939 – início da Segunda Guerra Mundial.

1940 – invasão Alemã. A Rainha Guilhermina e  o Governo refugiam-se em Inglaterra, onde continuam a guerra. O País sofre até 1945 uma penosa ocupação.

No pós-guerra, a economia reergueu-se, e o país ingressou em organizações como o Benelux, a Comunidade Económica Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

1948 – a Rainha Guilhermina abdica a favor da sua filha, a Rainha Juliana.

1973 – 1977, um governo dirigido pelo Socialista Joop Den Uyl enfrenta os efeitos do embargo petrolífero enquanto que o Iraque nacionaliza os bens holandeses da Shell.

1980 – a Rainha Juliana abdica a favor da sua filha, a Rainha Beatriz.

1982 – o novo líder democrata-cristão Ruund Lubbers forma um governo de Centro-direita.

1986, o mesmo é reconduzido nas suas funções na chefia de uma Coligação idêntica. Mas, a partir de 1989, mantém-se no poder apoiando-se numa nova coligação governamental, em que os socialistas substituem os liberais.

Sediado em Maastricht, a assinatura do Tratado da União Europeia, o País foi um dos membros fundadores, e aderiu ao Euro em 1999, com as moedas e notas a circularem a partir de 2002.

2013 – a Rainha Beatriz abdica no seu filho, o Rei Guilherme-Alexandre.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário