♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 29 de maio de 2013

COMEMORAM-SE HOJE OS 628 ANOS DA BATALHA DE TRANCOSO


Hoje, 29 de Maio de 2013, comemoram-se os 628 anos da Batalha de Trancoso (1385), uma Grande Vitória de Portugal sobre Castela , Capitaneados pelo Santo Condestável Dom Nuno Alvares Pereira .

Honra e Glória ao Santo Condestável ! Restauração de Portugal !

Viva Portugal Sempre !

«A batalha de Trancoso, também conhecida como batalha de São Marcos ocorreu no final de Maio do ano de 1385 quando forças que obedeciam ao rei João I de Castela invadiram Portugal.

A invasão castelhana, foi uma medida de represália que se seguiu à proclamação em Coimbra em 6 de Abril de D. João, mestre de Aviz, como D. João I, rei de Portugal e Algarves.

A aclamação oficial de D. João I como rei de Portugal foi vista como uma afronta directa ao rei de Castela, que pretendia acrescentar Portugal aos seus domínios.

As forças castelhanas, constituiram-se como força punitiva, com o objectivo de destruir os lugares por onde passassem. Os castelhanos entraram por Almeida e tomaram Trancoso, tendo avançado posteriormente na direcção de Viseu, cidade que foi saqueada e queimada.

Após terem saqueado a cidade, as forças castelhanas, estimadas em 3.000 homens, voltavam para o seu território com o produto do saque, quando se deparam com forças portuguesas, reunidas apressadamente pelos alcaides da região.

As forças castelhanas, carregadas com o saque e cansadas da marcha, optaram inicialmente por evitar o combate, mas tal mostrou-se ser impossível dado as forças portuguesas, estimadas em 2.000 homens terem conseguido impedir completamente a passagem ao exército castelhano.

Sem possibilidade de evitar o combate as forças castelhanas não podiam ficar paradas, porque isso só dificultaria a sua situação e decidiram atacar. Os cavaleiros desmontaram e todo o combate se deu a pé.

A escolha do local por parte das forças portuguesas parece ter sido especialmente importante, porque ao impedir as forças castelhanas de escapar, sabendo que estas não poderiam receber qualquer tipo de reforço nem apoio, condicionaram os castelhanos a ter que atacar tão rapidamente quanto possível.

Sabe-se que todas as tentativas castelhanas de quebrar as linhas portuguesas falharam. Sabe-se também que o numero de mortos entre o exército castelhano foi enorme.

Acredita-se que por ser uma expedição punitiva, e pelo facto de por isso as forças castelhanas terem pilhado e destruído os lugares por onde passaram, os castelhanos atraíram sobre si a ira e a raiva dos populares e dos nobres da região.

Poucos castelhanos escaparam, e todos os nobres castelhanos que seguiam no exército foram mortos, tendo apenas um sido poupado para contar a história.

A vitória de Trancoso, é também importante pelo facto de ter sido resultado não das manobras militares do Condestável do reino D. Nuno Álvares Pereira, mas sim da resolução dos portugueses da Beira, quer da nobreza quer do povo, que pegaram em armas por sua iniciativa para lutar contra o rei de Castela.

Perante as notícias da perda praticamente total do seu exército, o rei de Castela entendeu que sem um exército verdadeiramente poderoso não seria possível vencer Portugal. Dois meses depois, o próprio rei marcharia sobre Portugal, à frente do maior exército de que havia memória nos países Cristãos desde há muitos séculos.

Um exército tão grande, que poderia garantir a Juan de Castela o domínio de Portugal.

Esse poderoso exército passaria à história, em 14 de Agosto de 1385, num lugar chamado Aljubarrota.

O planalto da batalha de Trancoso, foi declarado Monumento Nacional e o dia 29 de Maio, é Feriado Municipal naquela vila portuguesa.

Só nos anos 80 do século XX se confirmou que a batalha se deu a 29 de Maio de 1385, por se ter descoberto num museu de Barcelona, uma lápide tumular, em que se faz referência a um nobre castelhano, morto naquela batalha naquela data. »

( http://www.areamilitar.net/HistBCR.aspx?N=53 )


Ainda Comemorando a estrondosa Vitória das Armas de Portugal na Batalha de Trancoso no dia 29 de Maio de 1385 , eis um extraordinário Apelo Patriótico .
Viva Portugal Restaurado e Independente !

« ESTÁ NA HORA!!!

" Arrancadas e destruídas pelos sequazes do supersticioso e ímpio liberalismo todas as liberdades que nos eram dadas pelas nossas veneradas leis históricas e milenares, espezinhadas e escarnecidas as nossas gloriosas tradições, despojada a Pátria das nobres posições que o génio de Camões nos cantava e os grandes heróis conquistaram lutando até ao limite das suas forças aquém e além mar; levado Portugal à impotência, sendo objecto de burla de outros povos que sempre fizeram vénia à sua gloriosa bandeira; entregue esta orgulhosa Nação, atada de pés e mãos aos seus inimigos de sempre por uma cáfila de cínicos e infames especuladores que, imorais e traidores comerciantes, puseram os seus filhos e as suas riquezas nas mãos dos melhores pagadores para obterem o máximo e satisfazerem os apetites do seu desmedido orgulho.
 
São tão terríveis os males que nos ameaçam que já é hora de todos os que sentem o coração honrado bater no seu peito e coram de vergonha abandonem as suas casas e, armados como lhes for possível, se dirijam a um ponto de encontro para que unidos possamos deixar livre de tiranos e isenta de leis e costumes estrangeiros esta nossa querida Pátria, tão espoliada e aviltada por esses traficantes sem consciência e sem honra.
 
Somos filhos daqueles que deixaram os seus lugares para nos darem a independência, daqueles que sem temor se armaram para nos defenderem dos que tiveram a veleidade de nos querer submeter, os nossos pais abandonaram tudo pelo seu Deus, pela sua Pátria, pelo seu Rei quando o sentimento patriótico os chamou!
 

Saiamos da nossa calma e limpemos da nossa gloriosa terra esta turba de traidores que nos aniquilam e entristecem que nos roubam o pão dos nossos filhos.
 
Aniquilemos estes tiranos sem vergonha, vendidos a esta república liberal, fiel seguidora do que foi a funesta Monarquia Constitucional infestada de senhores saídos da lei da desamortização que engordaram na imunda lixeira da expropriação dos bens dos povos e da Igreja, fizeram-se ricos comprando por dez réis de mel coado e mil picardias tudo o que constituía a nossa riqueza comum e fizeram-no gritando umas vezes "ordem" e outras "anarquia" crescendo e medrando assim., é assim que crescem e medram os que renegam a Deus, espezinham a própria consciência e cospem no rosto da Pátria.
 
Aqueles indecentes cujos nomes figuram na primeira página do livro da nossa vergonha.
 
VIVA A LIBERDADE! Gritam os verdadeiros filhos de Portugal! ABAIXO A REPÚBLICA, ultima manifestação do jugo estrangeiro! Fora com esses miseráveis caciques que por toda a Pátria vestem a hipócrita pele de bons quando são perversos servidores dos inimigos de PORTUGAL.
 
Está perto o dia do juízo final, esses traidores temem o aproximar desse momento porque se removerá a poeira das suas inúmeras infâmias e expiarão os seus delitos.
 
Nesse dia PORTUGAL será para os PORTUGUESES, as prisões para os criminosos, haverá decência, honra, liberdade, justiça e progresso. Isto será lei nesta nossa Pátria onde os vendidos até permitiram que a nossa linguagem escrita fosse falsificada.
 
Às armas, valentes filhos desta nobre Pátria! Saiamos desta humilhação que nos desonra!

BASTA DE PALAVRAS, PASSEMOS AOS FACTOS!

Abaixo todo o sistema estrangeiro! Viva a liberdade Cristã, a única verdadeira!
 
VIVA A RELIGIÃO CATÓLICA, APOSTÓLICA ROMANA! VIVA A MONARQUIA TRADICIONAL! VIVA O REI LEGÍTIMO!

Sem comentários:

Enviar um comentário