A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

HOJE NO PORTO: EVOCAÇÃO DE ANTÓNIO JOSÉ DE BRITO

(Clicar na imagem para ampliar.)


Recentemente desaparecido, António José de Brito, filósofo e antigo professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), será alvo de uma evocação na próxima Quarta-Feira, dia 23 de Outubro, pelas 21h, na sede do MIL Norte, localizada na cidade do Porto, na rua do Monte Cativo, n.º 324 – R/C. 

Bruno Oliveira Santos e Alberto Corrêa de Barros serão os oradores nesta justa homenagem ao saudoso mestre e doutrinador político, tão importante para sucessivas gerações de portugueses, e um dos últimos titãs da nossa alta cultura.

Durante esta sessão será igualmente apresentado por Renato Epifânio o 12.º número da revista de referência Nova Águia. Um número dedicado a António Quadros, outra importante personalidade ligada ao pensamento filosófico nacional e à Cultura Portuguesa.

Para além da revista, estarão à venda alguns livros da autoria de António José de Brito, editados pelas Edições Réquila. Este evento é de entrada livre, sendo aberto a toda a comunidade.


António José Aguiar Alves de Brito (Porto, 22 de Novembro de 1927 - Porto, 21 de Setembro de 2013) foi um filósofo e jurisfilósofo português.

Foi Secretário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Professor Catedrático da mesma instituição.

A sua obra divide-se pelo campo filosófico, onde estudou sobretudo o hegelianismo e comentou a herança filosófica de Leonardo Coimbra; o jurídico, onde tratou questões da filosofia do direito; e a doutrinação política, na qual se tornou original pensador de teorização vincadamente nacionalista e monárquica tradicionalista, para além de estudioso do movimento do Integralismo Lusitano.

Sem comentários:

Enviar um comentário