COMUNICADO DA CASA REAL PORTUGUESA

COMUNICADO DA CASA REAL PORTUGUESA

LEI DO PROTOCOLO DO ESTADO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 19 de novembro de 2013

FILHAS DA NOBREZA SETECENTISTA NO MOSTEIRO DE AROUCA


Filhas da nobreza_capa - CópiaDesde há vários anos que o Mosteiro de Arouca tem vindo a ser objecto de estudo por parte de vários investigadores no campo da História e da Arte. Um desses investigadores é o Dr. Afonso Veiga que acaba de acrescentar à lista de publicações suas, relacionadas não só com o Mosteiro de Arouca, mas também com a História local, mais um título. Trata-se de uma obra publicada pelo sector editorial da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda sobre “As filhas da nobreza setecentista no Mosteiro de Arouca”.

A obra com muito boa apresentação gráfica é prefaciada pelo Dr. Paulo Duarte de Almeida do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto.

Ao longo desta obra, Afonso Veiga dá-nos a conhecer uma considerável lista de nomes de freiras (e seus ascendentes), oriundas da fidalguia, indicando as datas da sua entrada no Mosteiro de Arouca, do seu noviciado e profissão, bem como os cargos que aí desempenharam e as datas em que faleceram. Nalguns casos indica mesmo a respectiva sepultura onde jazem.

Para obter estes dados o autor serviu-se, além de outras fontes, da consulta do “Livro das Religiosas que professaram no Mosteiro de Arouca”, bem como do “Livro dos óbitos e das sepulturas do claustro e do capítulo” e ainda do “Livro das profissões”.

Além do prestígio e da riqueza que o Mosteiro de Arouca herdara do facto de nele ter vivido a filha de D.Sancho, a rainha Mafalda, a verdade é que ele era também muito procurado pelas “filhas da Nobreza” uma vez que o Mosteiro oferecia condições para uma esmerada educação que implicava instrução sobre leitura, gramática, música, etiquetas e lavores femininos.

Assim se compreende esta grande lista de “Filhas da Nobreza” que deram entrada no Mosteiro de Arouca e cujo estudo feito nesta obra constitui, sem dúvida alguma, mais um importante subsídio para  se conhecer a história deste magnífico Mosteiro Cisterciense.

A obra encontra-se à venda na secretaria da Real Irmandade (Mosteiro de Arouca) e nas livrarias locais.

José Cerca

Sem comentários:

Enviar um comentário