♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 12 de janeiro de 2014

JANTAR DE REIS BRAGA 2014 IRÁ DINAMIZAR O CENTRO DA CIDADE

O Jantar de Reis 2014, que vai na sua 5ª edição, está marcado para o dia 18 de janeiro. Os organizadores decidiram levar o evento para a comunidade a fim de dinamizar o centro da cidade de Braga, animando durante o período da tarde até à hora do jantar que terá lugar este ano na Colunata do Bom Jesus do Monte pelas 20 horas, local escolhido por ser candidato a património da humanidade pela UNESCO e que contará com a presença de Dom Duarte e de sua esposa D. Isabel de Bragança, o Arcebispo Dom Jorge Ortiga, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio e da Duquesa de Cadaval.
Este evento está a ser organizado pela Associação Comercial de Braga, a Associação Industrial do Minho, a Arquidiocese de Braga e a Confraria do Sameiro.
Sílvia Oliveira do Partido Popular Monárquico e uma das responsáveis pelo evento afirmou que "O Jantar de Reis Braga 2014 é um acontecimento na cidade de Braga tendo como objetivos a promoção da cultura portuguesa, promover os produtos portugueses locais com a presença das Confrarias Portuguesas, tanto gastronómicas como báquicas, para além de outros de cariz muito diversificado. Este ano o jantar tem como segundo objetivo a solidariedade, apoiando este ano de 2014, a recuperação do telhado da basílica da Nossa Senhora do Sameiro."
"Neste contexto de crescimento e organização comunitária, o Jantar de Reis 2014 levará todo o seu dinamismo para o centro da cidade de Braga, animando durante o período da tarde com um programa denso, que terá mostras e provas do melhor que temos, nomeadamente uma prova de vinho verde, pela Confraria de Vinho Verde, que contará com a presença do enólogo da Sogrape, do Engenheiro Manuel Vieira, uma exposição de artesanato certificado da Adere-Minho, para além do fumeiro e do pão de milho. Também teremos uma mostra e prova da nossa doçaria tradicional, estando presentes a Confraria do Pudim Abade de Priscos e a Confraria do Pão-de-Ló tradicional, para além do bolo-rei e de todos os doces inovadores que de forma muito empreendedora se confeccionam na cidade de Braga hoje, acompanhadas de vinho moscatel.", frisou ainda Sílvia Oliveira.
Para além dessas provas, irá ser lançado um doce conventual, "As Viúvas", pela Doçaria de S. Vicente, com o apoio e investigação do Mosteiro de Tibães, que trouxe um doce do ex-convento dos Remédios em Braga, cuja origem remonta para os anos de 1670-1690.
Segundo Manuel Beninger do PPM e responsável do evento, está previsto para o dia 18 quatro espaços onde se poderão fazer a prova de bolo-rei no Museu dos Biscaínhos, a prova de pão-de-ló no Museu Pio XII, a prova do pudim Abade de Priscos num espaço onde o espaço ainda não foi escolhido e vinho verde nos quatro espaços, sendo ainda o Museu Nogueira da Silva e o GNRation espaços escolhidos mas que ainda estão a ultimar.
Para além dos momentos gastronómicos e vinho, a animação musical irá também marcar o dia com a presença de inúmeros grupos tradicionais de Braga e da região do Minho.
No momento do jantar, irá atuar o cantor nacional Zé Perdigão, o cantor local Hugo Torres, o grupo Alma de Coimbra e o quarteto de Cordas da Escola Superior de Música e Artes do espectáculo do Porto.
"A Associação Comercial de Braga também se associa a este evento e integra este ano o grupo de instituições da nossa cidade que está a promover o jantar de reis de Braga dando o seu contributo para o enriquecimento do programa e animação associado a esta iniciativa. Para além da divulgação do evento que estamos a desenvolver juntos pelo comércio de Braga vamos promover em vários espaços culturais de referência da nossa cidade, atividades de divulgação da nossa gastronomia, dos nossos vinhos e tradições musicais, criando-se um ambiente propício à atração de visitantes e consumidores para o centro da nossa cidade. Entendemos que este evento anual na cidade de Braga que se deve afirmar como um dos expoentes máximos da afirmação da nossa identidade cultural da nossa economia e comunidade coesa e solidária. Braga dispõe de uma excelente oferta comercial, turística e cultural. Nesta cidade os turistas e visitantes encontram o que de melhor existe em Portugal no que respeita à gastronomia regional, aos vinhos verdes, à pastelaria, entre outros. Os eventos geram fluxo turísticos decisivos para o crescimento da nossa economia e também para a sustentabilidade de emprego na nossa região. Queremos que a nossa cidade e região seja um exemplo também na oferta turística como tem sucedido em termos de afirmação da nossa oferta comercial em geral. Este evento tem vindo a criar o seu espaço em Braga.", afirmou o Presidente da Associação Comercial de Braga, Domingos Barbosa.
O jantar terá um custo de 25 euros, que reverte para a ajuda da obra do telhado da Basílica do Sameiro e poderão fazer a inscrição até dia 13 de Janeiro na Associação Comercial de Braga, na Arquidiocese de Braga ou Confraria do Sameiro, na Associação Industrial do Minho, na Casa das Estampas do Santuário do Sameiro ou através dos e-mails geral@museupioxii.com e manuel.beninger@gmail.com.

2 comentários:

  1. Contrariamente ao que foi avançado por alguns orgãos de comunicação social, as Viúvas de Braga – Doce Tradicional, vem por este meio comunicar que não se encontrarão no próximo sábado, dia 18 no Museu dos Biscainhos para qualquer apresentação do seu produto.
    Apresentação essa teve lugar também no museu dos biscainhos dos dias 7 e 8 de Dezembro de 2013.

    As Viúvas de Braga – Doce tradicional são uma marca registada e não estão de forma alguma vinculadas à Doçaria de S.Vicente como foi noticiado pelos jornais.

    Agradecemos encarecidamente a reposição da verdade.




    Viúvas de Braga – Doce Tradicional

    @Facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1441303556100179&set=a.1420331494864052.1073741828.1420301014867100&type=1&theater

    ResponderEliminar