COMUNICADO DA CASA REAL PORTUGUESA

COMUNICADO DA CASA REAL PORTUGUESA

LEI DO PROTOCOLO DO ESTADO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

S.A.R. O SENHOR DOM DUARTE NA CERIMÓNIA DA ENTREGA FORMAL DO QUADRO DA PRINCESA SANTA JOANA AO MUSEU DE AVEIRO

S.A.R. Dom Duarte Duque de Bragança entrevistado em Aveiro pela TV Monarquia Portuguesa
 
Dr.ª Sílvia Oliveira e Eng.º Gil Pinto 
 
S.A.R. Dom Duarte e Eng.ª Fábio Reis Fernandes
O quadro foi "resgatado" num leilão em Turim, Itália, pela Associação dos Amigos do Museu de Aveiro (AMUA), com contribuições de particulares e entidades privadas, e pertencia à colecção do príncipe Amadeu de Sabóia, Duque de Aosta, à qual terá chegado através da herança da Rainha D. Maria Pia, que o terá levado para o exílio, em 1910.
A peça, considerada rara e inédita, "trará uma mais-valia importantíssima na esfera do estudo da iconografia de Santa Joana Princesa, Padroeira da cidade e diocese de Aveiro, e apresenta "excelente estado" de conservação.
"Esta peça, pelo que tudo indica, terá estado na Casa Real Portuguesa e, pela sua datação e escola, poder-se-á tratar de uma peça devocional encomendada pelos Braganças na Flandres, eventualmente por D. Pedro II ou pela sua irmã, D. Catarina, Infanta de Portugal, Rainha de Inglaterra e regente de Portugal. É conhecido o empenho dos Braganças na difusão e intensificação do culto da Princesa, o que a posse desta peça evidencia, já que, no reposteiro, vê-se o escudo da Quarta Dinastia", descreve José António Cristo, conservador do Museu de Aveiro.
Para aquele especialista, a pintura, contrariamente ao que referia o texto do catálogo do leilão, "não é seguramente portuguesa mas sim flamenga, do final do século XVII [altura da beatificação, em 1693]". Sendo uma pintura de pequenas dimensões, é, no entanto, "de mão de mestre, de um pintor que domina a arte do retrato, que trabalha os panejamentos, colorido e pormenores à maneira do norte da Europa".
A cerimónia da entrega formal do quadro ao Museu de Aveiro teve lugar ontem, dia 08 de Fevereiro, na sala de exposições temporárias, na presença do herdeiro da Coroa portuguesa, D. Duarte Pio Duque de Bragança, a convite da Associação dos Amigos do Museu de Aveiro.
Amigos do Museu de Aveiro "resgatam" quadro raro de Santa Joana em Itália
 
Dr. Rui Godinho e Eng.º João Pedro
 
Dr.ª Joana Dias Pereira
 
Sua Alteza Real o Senhor Dom Duarte Duque de Bragança 
Uma pintura rara da princesa Santa Joana, que pertenceu à rainha D. Maria Pia, foi adquirida num leilão, em Itália, pelos Amigos do Museu de Aveiro e ontem entregue à instituição.
 
S.A.R. D. Duarte Duque de Bragança com o Eng.º João Pedro.


IMAGEM DE SANTA JOANA VOLTOU GRAÇAS AO FACEBOOK

Está desde ontem no museu da cidade pintura inédita da princesa, comprada em leilão por três mil euros após ter sido descoberta em Itália através da rede social.

Esteve perto de se perder para as mãos de um italiano que a arrematou num leilão em Turim, Itália, mas foi resgatada graças às contribuições de particulares e entidades privadas aveirenses. A pintura rara da princesa Santa Joana, dos finais do século XVII, foi ontem entregue ao Museu de Aveiro, onde ficará na exposição permanente.
 

Fonte: Maria Menezes

Sem comentários:

Enviar um comentário