COMUNICADO DA CASA REAL PORTUGUESA

COMUNICADO DA CASA REAL PORTUGUESA

LEI DO PROTOCOLO DO ESTADO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 6 de abril de 2014

CAMERON: "A MONARQUIA BRITÂNICA ESTÁ ACIMA DA POLÍTICA, É UM SÍMBOLO DE UNIDADE NACIONAL""




O reinado de Isabel II tem sido excepcional por todas as razões. A longevidade é uma delas: teve 12 primeiros-ministros, seis Papas, 261 visitas oficiais ao estrangeiro, entre as quais, 78 visitas de Estado a 116 países.

A lista de números é interminável, mas é representativa da importância de 60 anos de reinado da pragmática monarca, somente ultrapassada pela trisavó Vitória (63 anos de reinado e 81 anos de vida).

O príncipe Alberto, Duque de York e Rei Jorge VI - o irmão abdicara para casar com Wallis Simpson - era o segundo filho mais velho do Rei Jorge V e da Rainha Maria. Morreu em 1952 e Isabel, aos 26 anos de idade, subiu ao trono britânico e teve de assumir a chefia de vários Estados independentes da Commonwealth em plena reconstrução da Europa do pós-guerra.

A Festa do Jubileu de Diamante da Rainha dura quatro dias - a Rainha Vitória festejou o Jubileu num só dia, há um século.

Os britânicos querem mostrar à soberana o quanto apreciam o pilar que representa para o Estado, um equilíbrio e contenção às vezes incompreendidos e mesmo criticados, como na morte de Diana.

O futuro da monarquia britânica, tantas vezes posto em causa, parece estar assegurado pela diplomacia de Guilherme e Kate.

O correspondente da euronews em Londres, Ali Sheikholeslami, esteve em Downing Street com o 12° primeiro-ministro de Isabel II.

Sem comentários:

Enviar um comentário