♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CARAS: DOM AFONSO, FILHO DOS DUQUES DE BRAGANÇA, INVESTIDO ‘LIURAI’ NUMA VISITA A TIMOR

D. Duarte com o filho, D. Afonso

 

Activo promotor das tradições timorenses, D. Duarte esteve com a família em Baucau, onde participou numa cerimónia “liurai”. 


Grande defensor dos direitos do povo timorense, D. Duarte de Bragança tem mantido uma relação estreita com aquele país e em 2012 recebeu mesmo a dupla nacionalidade, assim como uma condecoração da Ordem de Mérito atribuída pelo então presidente José Ramos-Horta. Este verão, o duque de Bragança viajou com a mulher, D. Isabel, e os três filhos, AfonsoFrancisca e Dinis, de 18, 17 e 14 anos, para Timor, onde assistiram à abertura da segunda reunião da associação do Senado dos Liurais na cidade de Baucau (os liurais governavam os reinos em que se dividia Timor-Leste antes da administração portuguesa e são ainda muito respeitados pela população, assegurando a manutenção dos usos e costumes tradicionais).
Por ter atingido a maioridade, Afonso de Bragança foi investido liurai honorário, numa cerimónia em que envergou as vestes tradicionais e o característico kaibauk, a coroa liurai. A família foi depois recebida em parada pelos organizadores do encontro, juntamente com grupos de moradores, dançarinos e tocadoras de babadok (um pequeno tambor tradicional). A cerimónia prosseguiu no interior do antigo mercado municipal português, com intervenções de figuras ligadas à associação e também do próprio D. Duarte.
Os duques de Bragança tiveram ainda oportunidade de conhecer algumas das praias de Baucau e depois D. Isabel seguiu com os filhos para o Brasil.


SS. AA. RR. D. Duarte e D. Isabel com os filhos


Fonte: Caras

Sem comentários:

Enviar um comentário