MENSAGEM DE S.A.R. O SENHOR DOM DUARTE DE BRAGANÇA AOS PORTUGUESES

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 15 de novembro de 2014

HOJE: S.A.R O SENHOR DOM DUARTE NOS 500 ANOS DO FORAL DE VIEIRA DO MINHO

A Câmara Municipal de Vieira do Minho comemora a 15 de Novembro de 2014, 500 anos da outorga do Foral pelo Rei D. Manuel I. Um momento de aproximação da população Vieirense com sua história e identidade local do concelho.

O programa comemorativo, que conta com a presença de D. Duarte de Bragança, herdeiro da Casa Real Portuguesa, tem início, sexta-feira, dia 14 de Novembro, no Auditório Municipal, com um concerto comemorativo.

No dia em que se assinala a passagem de cinco séculos sobre a atribuição do Foral pelo Rei D. Manuel I, estão previstas várias actividades para comemorar esta importante data para o Concelho de Vieira do Minho.

As actividades iniciam pelas 9h00 com animação de rua e desfile das Bandas Filarmónicas de Vieira do Minho e Vilarchão, seguindo-se o ato solene, com o hastear de bandeiras em frente aos Paços do Concelho onde terá lugar a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho e interpretação do Hino Nacional tocado pela Banda Filarmónica de Vilarchão e Banda Filarmónica de Vieira do Minho e cantado pelo Coro da Universidade Sénior.

A Cerimónia Solene irá decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 10h30 e contará com as intervenções da Presidente da Assembleia Municipal, Drª Neli Pereira, do Presidente da Câmara Municipal, Engº António Cardoso, de D. Duarte Bragança, representante da Casa Real Portuguesa.

A cerimónia integra, ainda a atribuição do prémio ao vencedor do concurso “Pintar Vieira”. Pelas 11h30 será inaugurado um monumento evocativo dos 500 anos de Foral.

Pelas 12h00, a comitiva procederá, também à inauguração do monumento erigido em memória dos Combatentes do Concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário