♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

FOTOGRAFIAS REAIS

Os Reis Fotógrafos

Verão, época ideal para tirar boas fotografias! Quem, também, aproveitava as férias para captar belas imagens eram Suas Majestades Fidelíssimas o Rei Dom Carlos I de Portugal e a Rainha Dona Amélia. Com as suas câmaras portáteis de fole, modelo Mano da Voigtländer & Sohn, com obturador, chapas de fenda regulável exteriormente, com prancheta da objectiva descentrável nos dois sentidos e com mira de lente bicôncava de montagem articulada com retículo, os Reis captavam sobretudo instantâneos do quotidiano em família e paisagens, mas El-Rei D. Carlos I, como era prática à época entre os artistas plásticos, recorria à fotografia para registar panoramas que mais tarde pintaria nas suas famosas aguarelas, pastéis e alguns óleos.

O genial Rei, um verdadeiro Príncipe da Renascença, o polímata cujo saber e conhecimento não estava restrito a uma área da ciência ou da arte humanas, mas era possuidor de vários dons e talentos que sabia gerir com apurada sensibilidade, também lançava mão do instantâneo fotográfico nas suas pesquisas oceanográficas. De resto, as imagens captadas pelo Rei de Portugal das preparações microscópicas de plâncton numa das suas 12 campanhas oceanográficas, que empreendeu entre 1896 e 1907, foram as primeiras fotografias de género realizadas em Portugal e na Europa: era o mar como nunca antes fora visto e que confirmava os indícios da existência de vida a grandes profundidades!

Também nos estudos ornitológicos que realizou das aves para o seu Catálogo Ilustrado das Aves de Portugal – Sedentárias, de arribação e ocidentais, Fascículo I – e que haveriam de ser ilustradas pelo seu mestre Henrique Casanova -, tiveram importância os clichés que o Rei D. Carlos I tirou dos espécimes.

Aplaudi! Faça-se Justiça a tão Grande Rei, a tão Grande Homem!

– Viv’ó Rei Dom Carlos I de Portugal!

Miguel Villas-Boas – Plataforma de Cidadania Monárquica

Sem comentários:

Enviar um comentário