23º CONGRESSO DA CAUSA REAL

LEI DO PROTOCOLO DO ESTADO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

domingo, 24 de janeiro de 2016

FOTOGRAFIAS DA FESTA DAS FOGACEIRAS EM SANTA MARIA DA FEIRA



S.A.R., O Senhor Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, esteve na Festa das Fogaceiras, a convite do Município, tendo integrado o Cortejo Cívico e assistido à Missa Solene com Bênção das Fogaças. Foi a primeira vez que Sua Alteza Real assistiu e participou nesta festividade secular.

O Município de Santa Maria da Feira saúda as comunidades portuguesas do Rio de Janeiro (Brasil), Caracas (Venezuela) e Pretória (África do Sul) pela realização da Festa das Fogaceiras.

No Brasil e na África do Sul, esta festividade secular é celebrada este domingo, dia 24 de janeiro. Excecionalmente este ano, na Venezuela, a Festa das Fogaceiras realiza-se a 21 de fevereiro.

Renovar o voto ao mártir S. Sebastião além-fronteiras honra a nossa história e tradição e reforça dos laços afetivos e culturais entre Santa Maria da Feira e o Mundo.
 
Um enorme bem-haja à Casa Vila da Feira e Terras de Santa Maria (Brasil), à Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória (África do Sul) e à Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria da Feira (Venezuela).
 
Festa das Fogaceiras é uma festividade popular tradicional no concelho de Santa Maria da Feira em Portugal.
 
Com mais de cinco séculos, esta antiga tradição revive o voto feito pela comunidade a São Sebastião para que livrasse a região da peste. Desse modo, anualmente, a 20 de Janeiro, a Fogaça da Feira é entregue ao santo, conservando a tradição.
 
Reza a lenda local que, durante quatro anos a tradição foi quebrada e a peste regressou. Diante de tal acontecimento, ainda hoje a população cumpre à risca o voto e dá vida a uma das mais antigas tradições do país.
 
Fonte: Eliana Raquel de Matoso / Facebook
 







 











 



 















 
 
 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário