♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

JANTAR DE REIS APOIA CANDIDATURA DO BOM JESUS A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

Capa da edição do jornal Diário do Minho de 26 de Janeiro de 2016

A candidatura do Santuário do Bom Jesus a Património da Humanidade é o tema central da VII Gala-Jantar de Reis de Braga, que se realiza no dia 30 de Janeiro, na Colunata de Eventos, no Bom Jesus.

Este ano, o evento conta com a presença do príncipe David, duque de Lasos, chefe da Casa Real da Geórgia, e do príncipe Rifad da Casa Real Egípcia, para além do alto patrocínio da Casa Real Portuguesa, na pessoa do Duque de Bragança, D. Duarte Pio, uma presença já habitual neste evento, adiantou, ontem, Manuel Beninger, da organização.

Entre representações de Casas Reais conta-se uma delegação da Casa Real das Duas Sicílias, outra da Casa Imperial da Etiópia, oficiais da base americana da NATO vindos da Alemanha, uma delegação de reais corporações de Valência e de Santiago de Compostela, Espanha, vários diplomatas, o autor e cineasta norte-americano Paul Perry, sete vezes vencedor do "New York Times Best Seller Award", e o cineasta e realizador Marlin Darah, 75 vezes premiado pelos seus documentários para a National Geographic, Odisseia, VCanal História, etc.

Apresentada ontem no Hotel do Elevador, no Bom Jesus, a Gala-Jantar de Reis é organizada este ano pela Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos e inclui a V Mostra de Vinhos e de Produtos Regionais e Nacionais, em que participam confrarias portuguesas, associações de artesãos e empresas de produtos regionais e nacionais.

O evento tem, ao longo das seis edições realizadas em Braga, reunido actores locais, movimentos e associações monárquicos, bem como individualidades com relevância política e social na região, desde presidentes de Câmara a figuras nacionais, lembrou Manuel Beninger.

Animará o jantar deste ano, com início às 20h00, o cantor Clemente, que celebra 45 anos de carreira e será homenageado juntamente com Carlos Morais, do jornal "Mundo Português". O espectáculo será apresentado por Carlos Evaristo, produtor e comentador da RTP, galardoado recentemente pelo presidente dos EUA com o "Presidents Lifetime Achievement Award 2015".

A gala é antecedida de uma missa, no Bom Jesus, celebrada pelo Arcebispo de Braga, às 18h00, e da abertura da V Mostra de Vinhos e de Produtos Regionais e Nacionais.

O presidente da Administração dos Hotéis do Bom Jesus disse que esta empresa acolhe com «muita honra» esta gala- -jantar cujo foco é a candidatura do Santuário a Património da Humanidade, reconhecido pela UNESCO. «A candidatura precisa de uma cidade unida, precisa de gente que se comprometa», notou Mário Paulo Pereira, garantindo que os Hotéis do Bom Jesus, a maior cadeia hoteleira da região, «estarão sempre na linha da frente a promover o destino Minho».

Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus, considerou este evento um «contributo decisivo» para a candidatura do Bom Jesus que aguarda por uma decisão política. O mesário desafiou Manuel Beninger a sensibilizar as Casas Reais que vão estar representadas no jantar a associarem-se à comissão de honra da candidatura, da qual fazem parte D. Duarte, o recém-eleito Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entre outras personalidades.

No sentido de dar mais visibilidade à candidatura, vai ser estabelecido um protocolo, durante o mês de Fevereiro, entre o Elevador do Bom Jesus e o Trem do Corcovado (Rio de Janeiro).

O presidente da Associação Comercial de Braga, Domingos Macedo Barbosa, enalteceu a realização deste jantar, referindo que eventos como este «fazem sempre muita falta» para se promover a região e, este ano, especificamente, a candidatura do Bom Jesus.

O dirigente apontou este jantar como um evento social de «grande nível», que movimenta um conjunto de serviços e contribuiu para a dinamização da economia.

A Associação Industrial do Minho associa-se a este evento como agente com preocupações com a responsabilidade social, disse Gil Carvalho, da AIMinho, segundo a «região já mostrou que tem empresas em que o apoio e a ligação a estas causas faz já parte das suas preocupações».

Para o dirigente, a estância do Bom Jesus, para além do valor arquitectónico e religioso, «tem também um potencial cultural a explorar».

 
Fonte: Diário do Minho de 26 de Janeiro, pág. 5


O JANTAR DE REIS DE BRAGA realiza-se no próximo dia 30 e este ano tem como mote o apoio à candidatura do Bom Jesus a património mundial. No evento estarão presentes representantes de várias casas reais, entre as quais a portuguesa.

A candidatura do Santuário do Bom Jesus a Património Mundial serve de mote à VII Gala - Jantar de Reis de Braga, que se realiza no próximo dia 30, na Colunata Eventos, no Bom Jesus.
 
Como já é tradição, o evento conta com o Alto Patrocínio da Casa Real Portuguesa na pessoa de Dom Duarte, Duque de Bragança e Chefe da Casa Real Portuguesa.
 
O Jantar de Reis, organizado este ano pela Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos tem, ao longo das seis edições já realizadas na cidade de Braga, reunido muito dos actores locais, movimentos e associações monárquicas, bem como individualidades com relevância política e social na região, desde presidentes de câmara de vários municípios a várias figuras nacional, e irá acrescentar este ano, e no apoio à Candidatura do Santuário do Bom Jesus a Património Mundial, vários chefes de casas reais estrangeiras convidadas, artistas, diplomatas e celebridades, como é o caso do Príncipe David, Duque de Lasos, Chefe da Casa Real da Geórgia, e o Príncipe Rifad da Casa Real Egípcia.
 
Entre as várias representações de Casas Reais conta-se uma delegação da Casa Real das Duas Sicílias, uma delegação da Casa Imperial da Etiópia, Oficiais da base Americana da NATO vindos da Alemanha, uma delegação de Reais Corporações de Valência e de Santiago de Compostela, Espanha, vários diplomatas, o autor e cineasta norte-americano, Paul Perry, 7 vezes vencedor do New York Times Best Seller Award, e o cineasta e realizador, Marlin Darah, 75 vezes premiado pelos seus documentários.
 
A animação ficará a cargo do consagrado cantor Clemente que celebra 45 anos de carreira e será homenageado juntamente com Carlos Morais do ‘Mundo Português’. Todo o espectáculo será apresentado pelo mestre de cerimónias Carlos Evaristo, produtor e conhecido comentador televisivo. A melhor gastronomia serve-se à mesa e inclui-se a ‘V Mostra de Vinhos e de Produtos Regionais e Nacionais’.

Fonte: jornal Correio do Minho de 26 de Janeiro de 2016, pág. 11

Mesa (da esq. para a dir.): Eng.º Gil Carvalho, Associação Industrial do Minho, Dr. Macedo Barbosa, presidente da Associação Comercial Portuguesa, Eng.º Manuel Beninger, presidente da organização Jantar de Reis Braga, Dr. Varico Pereira, Confraria do Bom Jesus, Dr, Mário Paulo Pereira, presidente da Administração dos Hotéis do Bom Jesus.


Sem comentários:

Enviar um comentário