A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 7 de abril de 2016

HOJE EM GUIMARÃES: SEMINÁRIO COM A PRESENÇA DE S.A.R. O SENHOR DOM DUARTE

Seminário “A CPLP e a Projeção Internacional da Língua Portuguesa” decorre em Guimarães
Seminário “A CPLP e a Projecção Internacional da Língua Portuguesa” decorre em Guimarães


Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Murade Murargy, vai proferir a conferência inaugural no seminário “A CPLP e a Projecção Internacional da Língua Portuguesa”, previsto para decorrer  no dia 7 de Abril de 2016, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, Portugal.

Esta é mais uma iniciativa da Comissão Temática de Promoção e Difusão de Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP.


Mais Informações


Seminário “A CPLP e a Projecção Internacional da Língua Portuguesa” 

Observadores Consultivos


A importância das organizações das Sociedades Civis é reconhecida pelos principais órgãos da CPLP, os quais têm adoptado diversas decisões para a integração deste enorme potencial na dinâmica de Desenvolvimento da Comunidade. O Estatuto de Observador foi criado na IIª Conferência de Chefes de Estado e de Governo, em 1998, na Cidade da Praia.

Em 2005, no Conselho de Ministros da CPLP, reunido em Luanda, foram estabelecidas as categorias de Observador Associado e de Observador Consultivo (OC). No espírito da Resolução aprovada pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, na Cidade da Praia, em Julho de 2009, que criou o Regulamento dos Observadores Consultivos da CPLP, o Secretariado Executivo (SE) da CPLP desenrolou, desde 2006, encontros anuais com as instituições às quais foi concedido este Estatuto.

Para alargar a dimensão relacionada com a implementação de projetos no âmbito da CPLP, o co-financiamento de programas, projetos e ações e a comparticipação financeira dos OC CPLP em iniciativas em torno dos objectivos da CPLP, a organização iniciou, em 2013, no quadro da VII Reunião do SE CPLP com os OC da CPLP, um exercício que conduziu à constituição de Comissões Temáticas nos seguintes domínios:

• Promoção e Difusão da Língua Portuguesa;
• Saúde;
• Educação, Ciência e Tecnologia;
• Ambiente;
• Assuntos Culturais;
• Segurança Alimentar e Nutricional;
• Direito e Justiça.


Seminário “A CPLP e a Projecção Internacional da Língua Portuguesa” decorre em Guimarães, com a Presença de S.A.R. o Senhor Dom Duarte.


Sem comentários:

Enviar um comentário