♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 12 de maio de 2016

A MONARQUIA E O ESTADO SOCIAL

images

Níveis históricos de confiança nacional são um elemento nuclear para prever o sucesso e a escala do Estado de bem estar social de um País.

Este estudo (Trust, Welfare States and Income Equality: What Causes What? de Andreas Bergh and Christian Bjørnskov) aponta para o facto de a confiança social ser mais elevada nas Monarquias, fazendo desta a causa primária para a existência e manutenção bem sucedidas do Estado Social

Apesar do facto de os grandes Estados Sociais serem vulneráveis ao free-riding (pessoas que beneficiam sem terem contribuído) a ideia é a de que o Estado Social Universal leva inevitavelmente a níveis de confiança mais elevados entre a população .

Este princípio tem recebido alguma atenção e apoio entre a maioria dos cientistas políticos ,até recentemente. O estudo de Andreas Bergh e Christian Bjørnskov argumenta que a direcção oposta de causalidade é mais plausível: as populações com níveis de confiança mais elevados são mais propensas à criação e manutenção bem sucedida de estados de bem-estar universal com elevados níveis de tributação a par com o financiamento público de regimes de segurança social

A hipótese é testada utilizando técnicas de variáveis instrumentais para inferir as variações dos níveis de confiança que antecedem os Estados Sociais actuais, e em seguida, usando a variação dos níveis de confiança históricos para explicar o tamanho actual e a estrutura do Estado Social, e, finalmente, comparando o poder explicativo da confiança a outros factores explicativos potenciais, tais como a ideologia de esquerda-direita e a abertura económica.

Usando dados transversais para 77 países, é demonstrado que os países com níveis de confiança históricos superiores têm significativamente maior despesa pública em percentagem do PIB e também têm mais liberdade regulamentar (jurídica). Esta descoberta é robusta para o controle de várias outras explicações possíveis para o tamanho do estado de bem estar social.


Sem comentários:

Enviar um comentário