Freedom House,
uma das mais importantes ONG dedicada à defesa dos direitos humanos,
liberdade política e Democracia no Mundo. Sediada nos EUA produz
anualmente vários relatórios que servem de referência para avaliar o
nível de liberdade, desenvolvimento humano ou liberdade que os vários
países atingem no Mundo. A sua investigação sobre a relação entre as
Monarquias e as Democracias é apresentado neste artigo ,de onde se extrai uma curta tradução abaixo:
“Numa uma conferência recente sobre monarquia moderna em Londres, o
professor da Universidade de Princeton, David Cannadine, observou que a
monarquia “não tem sido uma indústria em crescimento” ao longo do século
passado e que a maioria das monarquias que desapareceram
eram autoritárias por natureza. Os dados da liberdade no Mundo apoiam
esta noção, que deve servir como um aviso e um estímulo para a reforma
democrática nas poucas monarquias autoritárias que ainda existem,
especialmente no Médio Oriente . Mas a transição para a
Democracia não precisa ser uma questão de mera sobrevivência: As
Monarquias que já estão no campo democrático parecem desempenhar muito
acima da média, destacando-se de forma desproporcional entre os países
livres do mundo.
(…)
O derrube de tantas dinastias autoritárias durante o século passado
deixou um mundo dominado por repúblicas, mas também uma minoria
monárquica dominada por democracias. Das 43 monarquias abrangidas pela “liberdade no mundo” (Freedom in the World),
um total de 25-58 por cento, estão na categoria Livre. Em
contrapartida, apenas 45 por cento dos países do mundo em geral estão
nessa categoria. Avaliada em termos de população, cerca de 63 por cento
das pessoas que vivem numa Monarquia desfrutam hoje de um ambiente
político e civil livre, em comparação com 43 por cento da população
global.
Os dados também sugerem que há aqui mais trabalho do que o simples desaparecimento das monarquias autoritárias. Dezanove
das 25 monarquias, na categoria Livre, receberam as melhores avaliações
possíveis, numa escala de um para sete, para ambos os direitos
políticos e liberdades civis. Apenas 29 das 60 repúblicas livres tiveram
o mesmo desempenho.
Nota: A Liberdade Avaliação é a média das classificações do país em
matéria de direitos políticos e liberdades civis, tanto em uma escala
1-7.
As monarquias democráticas conferem, contraintuitivamente, algum
benefício especial que suas contrapartes republicanas muitas vezes não
têm? Esta é uma questão em aberto. Na conferência de Londres, em Junho, o
professor da Universidade de Harvard Maya Jasanoff observou que tem
havido pouco estudo sério (…)
As Monarquias Constitucionais, as tradições e precedentes que
as simbolizam, podem servir como um freio sobre as ambições dos
partidos do governo e um lembrete para todos os partidos, enquanto se
alternam no governo, de que devem servir um interesse nacional superior.
Não é insignificante que poderosos funcionários do Executivo como
primeiro-ministro da Grã-Bretanha sejam obrigados a humilhar-se
ritualmente numa base regular, o que poderia ser mais eficaz na
verificação de auto-engrandecimento do que referências abstractas ao
serviço público. Presidentes apartidários em repúblicas
parlamentares estão destinados a desempenhar um papel unificador
semelhante, mas como funcionários eleitos com prazos limitados eles são
vulneráveis a captura política pelo partido no poder, como ocorreu
recentemente na Hungria, por exemplo. Eles também são um pouco demasiado
opacos para inspirar temor, humildade, ou uma ligação forte com o Povo.
Mesmo que as modernas monarquias constitucionais não sejam uma causa de práticas democráticas, elas parecem ser um resultado
de culturas políticas democráticas de alto desempenho caracterizadas
pela continuidade jurídica, compromisso, auto-limitação, suspeição de
radicalismo, ajustes moderados e regulares bem como correcções de
política. Apenas a estabilidade adaptativa oferecida pela democracia
poderia ter carregado uma Instituição tão antiga e frágil como a
monarquia através das grandes mudanças dos séculos XIX e XX. (…)
um Rei pode manter seu trono e assegurar a posição de seus herdeiros.
Um ditador republicano que se curva às reformas políticas apenas pode
olhar em frente para a reforma, na melhor das hipóteses. Mais importante
ainda, um Monarca democrático pode poupar ao seu País anos de
turbulência e estabelecer precedentes positivos para um comportamento
político que irá durar por gerações.”
Fonte: Democracy saves the King
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