♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 6 de junho de 2016

ACTIVIDADES DA REAL ASSOCIAÇÃO DE VISEU


CONFERÊNCIA "O REI E A CONSTITUIÇÃO"

 

No dia 25 de Maio, a Real de Viseu realizou a Conferência "O Rei e a Constituição", proferida pelo Senhor Professor Doutor Manuel Braga da Cruz, na Associação Comercial de Viseu. Esta Associação e o seu Presidente,Senhor Gualter Mirandez, mais uma vez abriram as portas à nossa Real, mantendo os laços de boa e cortês colaboração existentes há vários anos. Presentes, entre outras entidades, a Senhora Doutora Odete Paiva, Vereadora da Cultura, e o Senhor Coronel Francisco Rijo, Comandante do Regimento de Infantaria 14.
De forma magistral e clara, cativando a atenção da assistência, o Orador versou sobre a Constituição Portuguesa e o sistema parlamentar actuais, reflectindo sobre formas de tornarem este último mais representativo do Povo Português e mais útil ao País. Referiu-se também ao papel de uma Monarquia parlamentar.

******************************************************************************************************

 

VIAGEM AO PAÍS REAL

No dia 18 de Junho, a Real Associação de Viseu vai efectuar a sua tradicional "VIAGEM AO PAÍS REAL".

Desta vez foi escolhida a região de Penalva do Castelo. Nela iremos conhecer as ruínas do antigo Convento do Santo Sepulcro, em Trancozelos, primeira fundação da Ordem do Santo Sepulcro em Portugal. Assistiremos a uma palestra sobre este tema e seremos acolhidos pelo Senhor Presidente da Câmara de Penalva do Castelo. 

Haverá outros momentos de interesse, não ficando esquecida a gastronomia e os bons vinhos locais.


Como todas as iniciativas da Real de Viseu, a "Viagem ao País Real" é aberta a todos os interessados, limitando-se a inscrição à capacidade do autocarro. Não serão aceites participações fora do grupo que viajará no autocarro. Se pretender juntar-se a nós, o que muito prazer nos dará, pode, desde já, manifestar-se para o endereço real.viseu@gmail.com. As inscrições estarão abertas até ao dia 12 do corrente mês, sendo efectivadas através do pagamento respectivo. Em breve indicaremos o quantitativo, que prometemos não ser "pesado". Daremos prioridade aos Associados da nossa e de outras Reais Associações (com a quota deste ano regularizada) e às Damas e Cavaleiros da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém, a quem estendemos, com muita honra, este convite. 
Igreja da Misericórdia da Ínsua


Damos a conhecer o programa, ainda provisório:
10:00 horas - saída de autocarro da Avenida 25 de Abril, em Viseu
11h00 – Recepção na Câmara Municipal De Penalva do Castelo
11h30 – palestra sobre a antiga Ordem Militar do Santo Sepulcro e sua instalação em Penalva do Castelo
Local - Câmara Municipal de Penalva do Castelo
13h00 – almoço em restaurante
14h30 – Visita ao Mosteiro do Santo Sepulcro
Quinta do Mosteiro, Trancozelos
15h30 – Visita à Casa da Ínsua e Jardins
16h30 – Visita à Igreja da Misericórdia de Penalva do Castelo
Concerto de órgão ibérico datado de 1810

17h30 – Visita à Adega Cooperativa de Penalva do Castelo

18h30 - regresso a Viseu

*******************************************************************************************************************************************************************************

 CONCERTO DO CORO DO QUEEN'S COLLEGE DE OXFORD


A Real Associação de Viseu mais uma vez dá o seu contributo cultural, oferecendo à Cidade de Viseu, em parceria com a Câmara Municipal, um concerto do magnífico Coro do Queen's Gollege da Universidade de Oxford, que pela terceira vez se desloca à terra de Viriato a nosso convite.
 
Como habitualmente, realizar-se-á na Sé Catedral de Viseu. Será às 19.00 horas do dia 28 de Junho.
 
Será também uma oportunidade para anunciarmos a realização, em Viseu, do Prémio Príncipe da Beira. Brevemente daremos todos os pormenores sobre este programa.
 
Prevemos ter a Honra da presença de Suas Altezas Reais os Senhores Duques de Bragança e Príncipe da Beira (oportunamente confirmaremos).

*********************************************************************************************************************
Despedimo-nos até breve, manifestando o nosso desejo destas actividades serem do seu interesse. Teremos muito prazer na sua presença. As nossas melhores saudações.

Sem comentários:

Enviar um comentário