MENSAGEM DE S.A.R. O SENHOR DOM DUARTE DE BRAGANÇA AOS PORTUGUESES

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quarta-feira, 1 de junho de 2016

ADERAV PROMOVE VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO "SANTA JOANA DE AVEIRO"

 

Visita à exposição "SANTA JOANA DE AVEIRO. DEVOÇÃO E FESTA"
Sábado, 4 de Junho de 2016, pelas 14:30h

A ADERAV, em colaboração e apoio da Câmara Municipal de Aveiro, vai realizar uma visita à exposição "Santa Joana de Aveiro. Devoção e festa", no próximo sábado, dia 4 de Junho de 2016, com início pelas 14:30h.
A visita será orientada e comentada pelo Sr. Director, Dr. José António Christo.

Participação gratuita e aberta a todos, mas com inscrição obrigatória para o endereço aderav80@gmail.com (ou junto da direcção da ADERAV).
______________________________
Esta exposição foi organizada e produzida pela Câmara Municipal de Aveiro - Museu de Aveiro, tendo sido inaugurada no dia 12 de maio, assinalando assim os 526 anos sobre o falecimento de Santa Joana.
Centrada na vida secular e, em particular, no culto e nas manifestações religiosas e de devoção a Santa Joana, a exposição, aborda esta figura ímpar da história, da cultura, da religiosidade e da identidade locais. Objectos devocionais e documentos enriquecem a mostra delineada em três núcleos: 
1 | "Joana. Princesa e Santa" [documentos sobre a sua vida temporal enquanto Senhora de Aveiro a par com as suas virtudes espirituais]; 
2 | "Santa Joana, Joias de devoção" [relíquias, entre as quais a travesseira em que terá falecido] 
3 | "Santa Joana de Aveiro em procissão" [interpreta a procissão solene que, anualmente, a 12 de Maio, percorre as ruas da cidade]. 
4 |A visita ao túmulo de Santa Joana.

Sem comentários:

Enviar um comentário