A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

sábado, 11 de junho de 2016

D.JORGE ORTIGA NOMEADO PATRONO PROTECTOR POR D. DUARTE


O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, foi nomeado, pelo Duque de Bragança, Patrono Protector da Legião Infante D. Afonso de Portugal e Lencastre.

Esta Legião da Real Guarda de Honra da Casa Real Portuguesa, tem como missão preservar e dignificar a memória de um Infante de Portugal, como legado importante da história, que tem como comandante Manuel Beninger, presidente da Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos e deputado municipal em Braga.

O organismo explica que a Legião Infante D. Afonso de Portugal (Aviz e Lencastre) foi constituída em 2015, tendo como patronos D. Duarte Pio, Duque de Bragança, e SE Lord Simon Abney-Hastings, 15º Earl of Loundon, descendente do Rei Ricardo III de Inglaterra.

O Infante D. Afonso, nasceu na cidade de Santarém, em Julho de 1390, tendo morrido em Braga a 22 de Dezembro de 1400. Foi herdeiro presumido do Reino de Portugal tendo sido o filho primogénito do Rei D. João I, primeiro monarca da Dinastia de Avis e de D. Filipa de Lencastre.

Em finais de 1400, a Família Real dirigiu-se à província do Minho, para a consagração, por parte de D. João I, da igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, bem como para a celebração das Cortes, em Janeiro de 1401. Estando a comitiva ainda na cidade de Braga, o príncipe herdeiro adoeceu e acabaria por falecer no dia 22 de Dezembro de 1400, em Braga.

Encontra-se sepultado na Sé Catedral de Braga, num mausoléu que a historiografia de arte tem considerado proveniente de Flandres, supostamente por encomenda da sua irmã D. Isabel, casada com D. Filipe III, o Bom, Duque da Borgonha.

Fontes:
 
Braga TV:
 
PRESS Minho:
 
O Amarense:
 
O Vilaverdense:

Sem comentários:

Enviar um comentário