♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 9 de junho de 2016

AMANHÃ: DUQUE DE BRAGANÇA VISITA MONÇÃO PARA RECRIAÇÃO HISTÓRICA

Ponte do Mouro Medieval

Foi no ano de 1386 que D. João I e o Duque de Lencastre se encontraram em Ponte do Mouro, Barbeita/Ceivães, no concelho de Monção. Este encontro vai ser agora alvo de uma recriação história, dias 11 e 12 de Junho, da responsabilidade de uma empresa especializada na realização de eventos medievais. Cerca de meia centena de populares vão assinalar os 630 anos do encontro que definiu as condições de cooperação militar entre os dois países e estabeleceu os pormenores do casamento entre o monarca português e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque. D. Duarte Pio, Duque de Bragança, já confirmou presença no evento.
Denominada Ponte do Mouro Medieval, a iniciativa consta de um conjunto de actividades alusivas à época, promovidas por uma empresa especializada, com a colaboração de meia centena de pessoas das duas freguesias e elementos da associação Buraca da Moura.
Nestes dois dias, Ponte do Mouro, lugar das freguesias de Barbeita e Ceivães, recebe várias recriações medievais alusivas àquele período histórico: música e danças da época, torneios, animadores de rua, espectáculos de fogo, falcoaria, cânticos à capela, demonstrações de ofícios e mercado medieval. Os visitantes poderão apreciar e viver todo o contexto histórico da época, participando nas animações/recriações e degustando sabores tradicionais.
Do programa, destaque para a ceia medieval, sábado à noite, 21h00, e para o encontro do Rei D. João I com o Duque de Lencastre, onde definiram a parceria militar e os pormenores do casamento, domingo à tarde, pelas 15 horas.
No 10 de Junho, feriado nacional, acontece um ciclo de conferências no Cine Teatro João Verde, que decorrerá após a sessão de abertura, pelas 16h00, com intervenções de Augusto Domingues, presidente da Câmara Municipal de Monção, António Ponte, Director Regional da Cultura do Norte, e Sandra Vieites, da organização do Ponte do Mouro Medieval.
D. Duarte Pio, Duque de Bragança, já assegurou que estará presente nesta recriação, em conjunto com o Marquês do Lavradio, D. Jaime d `Almeida. Os dois vão marcar presença num jantar solidário no Hotel Rural Convento dos Capuchos, na sexta-feira, pelas 20h30, e presidirá à abertura do Mercado Medieval, no sábado, pelas 15h00.
Nessa manhã, pelas 10h30, será recebido no Museu do Alvarinho pelo autarca monçanense, seguindo-se saudação efectuada pelos antigos combatentes do Ultramar e deposição de coroa de flores no monumento situado na Praça Deu-la-Deu Martins.
Rádio Geice


O programa da participação de Sua Alteza Real o Senhor Dom Duarte é o seguinte:


Qualquer assunto por favor contactar a Dr.ª Sandra Vieites, através do email: pontedomouromedieval@gmail.com, ou telefone 963 579 426.


Ponte do Mouro Medieval tem o apoio da Real Associação de Viana do Castelo e da Câmara Municipal de Monção.




  

Sem comentários:

Enviar um comentário