♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 27 de junho de 2016

FAMÍLIA REAL PORTUGUESA VISITA VISEU E ÍLHAVO


Concerto de celebração do Prémio Príncipe da Beira em Ciências Biomédicas 2015


Com a honrosa presença da Família Real Portuguesa, realiza-se na próxima terça-feira, dia 28 de Junho às 19 horas, na Sé Catedral de Viseu, com entrada livre, um concerto do magnífico coro do Queen's College da Universidade de Oxford promovido pela Real Associação de Viseu, com o apoio do Município Viseense, no âmbito da promoção do Prémio Internacional Príncipe da Beira em Ciências Biomédicas.

O Prémio Príncipe da Beira Ciências Biomédicas, criado em 2014 por ocasião da celebração dos 18 anos do Infante Dom Afonso de Santa Maria foi instituído pela Fundação D. Manuel II, pela Universidade do Minho e pelo Município de Guimarães e consiste num galardão, no valor de 15 mil euros, que visa distinguir um investigador de excelência na área, com menos de 40 anos de idade, pretendendo apoiar o seu plano de pós-graduação a realizar numa instituição de I&D nacional e/ou estrangeira, tendo sido entregue em Guimarães o primeiro Prémio à candidata Mariana Pintalhão, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A iniciativa tem como objetivo primordial premiar anualmente a excelência da investigação e contribuir para abrir novos caminhos na investigação aplicada e ética no domínio das ciências biomédicas. Pretende também colaborar para o desenvolvimento de terapias avançadas e impulsionar o desenvolvimento de uma nova geração de investigadores com formação focada naquela área científica. 

Recentemente a Família Real teve a oportunidade de apresentar os objectivos do Prémio, em Bruxelas, ao Comissário Europeu da Inovação, Ciência e Investigação, o Engenheiro Carlos Moedas.

No dia seguinte, 29 de Junho, quarta-feira, numa organização da Real Associação da Beira Litoral, a Família Real se deslocará à Cidade de Ílhavo onde será recebida às 11 horas pelo Presidente da Câmara Municipal, o Eng.º. Fernando Fidalgo Caçoilo, para uma visita guiada pelo director Dr. Álvaro Garrido ao afamado Museu Marítimo de Ílhavo: “Uma casa de cultura do mar, que reserva lugar de grande destaque às grandes epopeias vividas pelos portugueses na pesca do bacalhau, nos mares longínquos da Terra Nova e da Gronelândia”. 

Além do museu propriamente dito o complexo é constituído pelo seu admirável Aquário gigante de bacalhaus, pelo antigo arrastão bacalhoeiro o Navio-Museu Santo André e pela Unidade de investigação e empreendedorismo (CIEMar-Ílhavo).

Na parte da tarde pelas 15 horas a Família Real ainda visitará a famosa Fábrica da Vista Alegre, do Grupo Visabeira, para uma visita guiada à fábrica, ao seu novo Museu, Hotel, loja, teatro e Capela de Nossa Senhora da Penha de França.

Sem comentários:

Enviar um comentário