♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 28 de junho de 2016

NOTÍCIAS DA REAL ASSOCIAÇÃO DE VISEU (NEWSLETTER)




DIA 28 DE JUNHO : CONCERTO PELO CORO DO QUEEN'S COLLEGE DE OXFORD

ÀS 19:00 HORAS, NA SÉ CATEDRAL DE VISEU.

Pelo quarto ano consecutivo, a Real Associação de Viseu tem o prazer de trazer à cidade de Viseu o magnífico Coro do Queen's College da Universidade de Oxford.

Teremos a Honra das presenças de Suas Altezas Reais os Senhores Duques de Bragança e o Príncipe da Beira Senhor D. Afonso de Santa Maria.

Será aproveitado o momento para fazer a promoção do "Prémio Internacional Príncipe da Beira" de Ciências Biomédicas.

_______________________________________________________________________________________

VIII VIAGEM AO PAÍS REAL

NO PASSADO DIA 18, REALIZOU-SE A VIII VIAGEM AO PAÍS REAL DA REAL ASSOCIAÇÃO DE VISEU.


Com a participação de cerca de 40 pessoas, oriundas de diversas regiões do País, entre as quais cavaleiros da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, a VIII Viagem ao País Real destinou-se a Penalva do Castelo.

O autocarro saiu de Viseu em direcção à Casa da Ínsua, actual Parador da famosa cadeia hoteleira espanhola (por parceria com a Visabeira), onde se iniciou uma visita guiada que contou com a intervenção de pessoas conhecedoras da interessante história da Casa e da Família proprietária.

Seguidamente, fomos recebidos pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Penalva do Castelo, nos Paços do Concelho, onde se realizou a conferência, promovida pela Real de Viseu, com o título "Nas sombras da História: A presença da Ordem do Santo Sepulcro na Beira Alta", proferida pelo Senhor Dr. João Ferreira da Fonseca. Este Historiador tem um vasto e importante curriculum, do qual consta aprofundada investigação sobre as origens da Ordem do Santo Sepulcro em Portugal. A oratória cativou interessadamente a assistência, tendo uma segunda parte, após o almoço, durante a visita das ruínas do Mosteiro de Trancozelos. 


A caminho de Trancozelos, foi feita uma paragem para se percorrer a pé a ponte medieval recentemente restaurada pela Câmara de Penalva.


O mosteiro da OCSSJ em Trancozelos:


 

Seguiu-se uma visita guiada, pela Senhora Dra Sandra Marinho, à Igreja da Misericórdia da Ínsua e ao seu Museu.


Finalizou-se a viagem na Adega Cooperativa de Penalva, uma importante referência no sector vitivinícola do País e, sobretudo, da Região Demarcada dos Vinhos do Dão. Recebidos pela sua Direcção, pudemos conhecer todos os passos desde a recolha das uvas ao engarrafamento. Foi gentilmente oferecida, ao grupo visitante, uma prova de vinhos e um lanche com produtos regionais.


Regressados, por fim, a Viseu, com a sensação geral de um dia bem passado. Cumpriu-se o objectivo: conhecer e dar-nos a conhecer. Estabelecer laços com as pessoas e regiões do País Real.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário