♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

terça-feira, 14 de junho de 2016

REAL ASSOCIAÇÃO DE LISBOA VISITA PALÁCIO DE XABREGAS

RAL_RoteirosReaisXabregas.jpg

A Real Associação de Lisboa promove já no próximo dia 18 de Junho, pelas 10:30 uma visita ao Palácio de Xabregas (Rua de Xabregas nº 40 em Lisboa), no âmbito dos Roteiros Reais, rubrica que visa proporcionar aos nossos associados visitas culturais a lugares e monumentos de interesse histórico, arquitectónico e artístico pouco acessíveis ao público.

Com a particularidade de ter resistido ao terramoto de 1755, o Palácio de Xabregas foi construído no séc. XVI, tendo sido seu 1º proprietário D. Tristão da Cunha, nobre da confiança de D. Manuel e de D. João III. Este imóvel foi objecto de intervenção profunda na 1ª metade do séc. XVIII, que lhe deu o aspecto actual.
 
Desconhecido da maior parte dos Lisboetas, o Palácio de Xabregas foi residência de figuras ímpares da história de Portugal, e palco de acontecimentos que definiram o que somos hoje como Nação. Construído por Tristão da Cunha, primeiro Vice-Rei da Índia, foi também residência da Rainha-viúva D. Leonor, mulher de D. João II. No séc. XVII foi, com o Palácio Almada, uma das mais importantes casas de conjura, nas vésperas da Restauração da Independência em 1640. Já no século XIX viveu aqui um dos mais importantes generais da resistência às Invasões Francesas, o primeiro Marquês de Olhão. A visita a este Palácio vai-nos permitir ficar a conhecer todas estas páginas da nossa história, mas também descobrir uma imponente residência setecentista decorada com elementos hoje considerados únicos pela história de Arte, desde a azulejaria barroca até à pintura mural de Pillement.
  
Esta visita, que será guiada pelo nosso associado Joel Moedas Miguel tem lugares limitados e um custo de € 10,00 por pessoa. Para esclarecimentos e inscrições contacte-nos através do endereço secretariado@reallisboa.pt, pelo telefone 21 342 8115 ou presencialmente na nossa Sede.

Contamos com a sua presença!
A Direcção
Real Associação de Lisboa
Praça Luís de Camões, 46 2° Dto
1200-243 Lisboa
http://www.reallisboa.pt
https://www.facebook.com/RealAssociacaoLisboa
https://twitter.com/#!/Real_Lisboa
http://pt.linkedin.com/in/reallisboa
https://www.youtube.com/user/reallisboapt
Tlf.: (+351) 21 342 81 15
Horário de atendimento: segunda a quinta-feira das 15:00 às 17:30, sexta-feira das 10:00 às 12:45


Sem comentários:

Enviar um comentário