Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Rainha de Portugal - Dia da Mãe

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Rainha de Portugal - Dia da Mãe

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

quinta-feira, 14 de julho de 2016

JANTAR REAL EM VÉSPERA DO DIA NACIONAL DO CANADÁ

A organização da primeira visita a Toronto de Sua Alteza Real Dom Duarte, Duque de Bragança Chefe da Casa Real Portuguesa, para angariação de fundos para a Diocese de São Tomé e Príncipe foi motivo para um jantar de convívio oferecido pelo Autarca Canadiano Mário Silva no restaurante do Sheraton Hotel em Lisboa na noite de véspera no Dia do Canadá.
O organizador e anfitrião do convívio recebeu, não só o Chefe da Casa Real Portuguesa, como também o Embaixador do Canadá em Portugal, Jeffrey Marder, o Cantor Clemente e o Presidente da Fundação Oureana Carlos Evaristo, Angariador Oficial das Missões da Diocese
Dom Duarte de Bragança que conhece bem o Norte do Canadá desde os anos 1970 e visita ainda com frequência as Comunidades Portuguesas de Winnepeg e Montreal, aceitou o convite que partiu de Mário Silva para visitar, não só Toronto, mas também algumas Comunidades Portuguesas do Ontário.
O jantar servido no Restaurante do Sheraton de Lisboa com as magníficas vistas de Lisboa inspirou temas de conversa variados desde a história dos primeiros Portugueses a chegarem ao Canadá no Século XV até à vivência actual dos emigrantes Lusos e as dificuldades enfrentadas ontem e hoje.
Carlos Evaristo, antigo colaborador da SIRV FM, do Festival Português TV e do Royal Ontário Museum e Toronto e ele próprio Canadiano falou de locais com uma elevada importância histórica para o Duque de Bragança visitar no Ontário, enquanto o antigo Deputado e Autarca de Toronto Mário Silva, falou dos planos para o acolhimento de D. Duarte e a oportunidade de contacto e convívio com as comunidades Lusas mais antigas do Canadá.
Clemente que este ano celebra o seu 45º aniversário como cantor foi distinguido nesta ocasião por Sua Alteza Real como Guarda de Honra Honorário e Patrono da Real Guarda de Honra estando disposto nessa qualidade a acompanhar Dom Duarte de Bragança ao Canadá para actuar novamente para a Comunidade Luso-Canadiana que o tem acompanhado e apoiado ao longo da sua carreira.


Jeffrey Marder que é Embaixador o do Canadá há dois anos em Portugal disse num Português perfeito já ter visitado vários locais do país e entre eles Ourem, berço da Casa Real de Bragança. Sendo de crença Judaica ficou muito interessado com os diversos estudos e investigações históricas a serem desenvolvidas pela Fundação Oureana e ainda pelo facto de ter sido identificadas por Carlos Evaristo, há já alguns anos, as ruínas de uma Sinagoga na antiga Vila Medieval de Ourém mesmo por detrás da Pousada onde o Embaixador pernoitou com a sua família.
Mário Silva recordou que a mais antiga aliança entre dois países é entre Portugal e Inglaterra e que o Canadá como também é um Reino sob a mesma Soberana, partilha de certo modo dessa Aliança.
Dom Duarte falou da possibilidade de durante a sua visita ao Canadá que terá lugar no outono se poder reconhecer o mérito de algumas pessoas da comunidade Lusa e de voluntários e beneméritos, distinguindo as mesmas com Condecorações dinásticas da Casa Real por serviços prestados ao longo de décadas.
Falou-se também da ideia de angariar fundos através das Fundações D. Manuel II e Oureana para ajuda dos mais pobres de antigas províncias ultramarinas em África.
Nesse ponto Jeffrey Marder falou do apoio que é dado pelo Governo Canadiano a Moçambique mas que talvez seja possível sugerir ao Governo Federal algum apoio a outros locais como São Tomé e Príncipe.


O jantar terminou já depois da meia noite, ao romper o Dia do Canadá e com um brinde ao Canadá, à Rainha e aos históricos laços Luso - Canadianos de há séculos.


Ocorreu em Lisboa na semana passada, um jantar no qual estiveram presentes Sua Alteza Real Dom Duarte, Duque de Bragança Chefe da Casa Real Portuguesa, o Embaixador do Canada em Lisboa, Jeffrey Marder, Dr.Mário Silva, Carlos Evaristo, Presidente da Fundação Oureana e o cantor Clemente. O jantar inspirou temas de conversa variados desde a história dos primeiros Portugueses a chegarem ao Canadá no Século XV até à vivência actual dos emigrantes Lusos e as dificuldades enfrentadas ontem e hoje.Nesse evento organizado pelo Dr. Mário Silva, onde também foram abordados diversos aspectos dos laços que unem Portugal ao Canada, Dom Duarte de Bragança que conhece e já visitou Winnipeg e Montreal,mostrou disponibilidade para visitar ate o final deste ano, Toronto e também algumas Comunidades Portuguesas do Ontário. A todos os presentes foi oferecido pelos Presidentes das Fundações D. Manuel II e Oureana um exemplar do mais recente livro editado por ambas as instituições, o livro "O Segredo de Fátima de Salvador Dalí" da autoria de Paul Perry que relata a história das Aparições de Fátima, da Irmã Lúcia, de John Haffert Fundador do Exército Azul e da Fundação Oureana e a Conversão de Dalí através da obra a a Visão do Inferno em Fátima onde se pode ver o Castelo de Ourem com a lendária Princesa Moura Fátima Oureana.


Sem comentários:

Enviar um comentário