♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

♔ | VIVA A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA! | ♔

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO

A CAUSA REAL NO DISTRITO DE AVEIRO
Autor: Nuno A. G. Bandeira

Tradutor

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

HOMENAGEM A S.A. D. MARIA ADELAIDE DE BRAGANÇA VAN UDEN


A homenagem a S.A. a Senhora Infanta D. Maria Adelaide de Bragança van Uden, que decorreu no passado sábado na Fragata “D. Fernando II e Glória” em Cacilhas, Almada, contou com a presença de S.A.R., o Senhor Duque de Bragança, bem como de vários familiares e amigos.

A cerimónia organizada pela Real Associação de Lisboa, através do seu Núcleo Sul do Tejo juntou mais de cem pessoas num dia de sol e algum calor, para evocar a vida e obra de uma mulher excepcional com uma fé inabalável que dedicou a sua vida aos outros. D. Maria Adelaide de Bragança van Uden ficou conhecida não só pela forma como sempre ajudou os mais desfavorecidos, atitude que na Segunda Guerra Mundial lhe custou por duas vezes a prisão, uma pela GESTAPO e outra pelos Soviéticos.

Durante a tarde os convidados tiveram oportunidade de ouvir cinco testemunhos que mostram a importância da Infanta na vida de cada um, mas também na sociedade portuguesa. O presidente da Real Associação de Lisboa João Lancastre e Távora e Comandante José Rocha e Abreu, dirigente do Núcleo Sul do Tejo, destacaram a humanidade e a simplicidade da homenageada. Por seu lado, o Chefe da Casa Real Portuguesa, S.A.R. D. Duarte Pio seu sobrinho e a Senhora D. Maria Lurdes Seixas falaram sobre o relacionamento que mantiveram com a Infanta esta última no âmbito da sua extraordinária obra Social. A escritora Raquel Ochoa, autora do “A Infanta Rebelde”, uma biografia da Senhora Infanta, destacou alguns dos episódios mais singulares que ilustram a sua obra.

Com o apoio inestimável da Marinha Portuguesa e a presença do Senhor vereador da Cultura Eng.º António Matos em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almada, no final, precedendo um “Moscatel de Honra”, ainda houve tempo para um momento musical protagonizado por quatro elementos da banda da Armada e confraternização entre os presentes.
































Logo

Sem comentários:

Enviar um comentário